Professor da Ufam conquista o terceiro lugar em concurso de fotografia do CNPq

Fotografia concorreu com mais 267 trabalhos e será premiada em julho na 71ª Reunião Anual da SBPC

Ismael dos Santos
Equipe Ascom

Em sua primeira participação no Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte 2019, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), o professor do Departamento de Geografia do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam), Rogério Marinho, conquistou o terceiro lugar na oitava edição, com a fotografia ‘O Hidrossistema de Anavilhanas’, tirada no dia 30 de julho de 2017, no município amazonense de Novo Airão, localizado a 195 quilômetros da capital.

O registro fotográfico concorreu com mais 267 trabalhos na Categoria II: ‘Imagens produzidas por instrumentos especiais (Ópticos, Eletromagnéticos e Eletrônicos)’ e só foi possível a partir da parceria da Ufam com o Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), com a utilização do Satélite Landsat-8, manipuladas com um Sistema de Informações Geográficas.

A imagem apresenta um trecho de 70 km do rio Negro, dentro do Arquipélago de Anavilhanas, o segundo maior agrupamento de ilhas fluviais do mundo. “A cor preta corresponde ao canal da margem direita de Anavilhanas. A área em vermelho representa a região detectada pelo satélite que recebe maior quantidade sedimentos em suspensão do rio Branco [um dos afluentes do Rio Negro] e que possui maior disponibilidade de nutrientes em relação ao canal da margem direita do arquipélago”, explica o professor Rogério Marinho.

O rio Negro é o maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas e possui elevada quantidade de material orgânico dissolvido e pouca concentração de sedimentos em suspensão, o que resultam na cor escura da água. A fotografia de satélite foi produzida dentro de um projeto de pesquisa do Departamento de Geografia, o HidroGeos-Negro.O Hidrossistema de Anavilhanas (Foto de satélite - Novo Airão, 30 de julho de 2017). Clique na imagem para ver localização no mapa do AmazonasO Hidrossistema de Anavilhanas (Foto de satélite - Novo Airão, 30 de julho de 2017). Clique na imagem para ver localização no mapa do Amazonas

“A imagem foi produzida no âmbito do projeto ‘HidroGeos-Negro’, desenvolvido pelo grupo de pesquisas ‘Hidrossistemas e o Homem na Amazônia’, utilizando infraestrutura do laboratório HidroGeo, do Departamento de Geografia da Ufam, em conjunto com o Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), e busca entender como as imagens de satélites podem contribuir para o monitoramento da qualidade da água do rio Negro em Anavilhanas, e com isso subsidiar ações de conservação desse ecossistema”, destaca o professor Rogério.

Premiação

A notícia da premiação foi recebida com surpresa pelo professor Rogério Marinho, que a recebeu após ligação telefônica do presidente do CNPq, professor João Luiz de Azevedo.  “Fiquei muito surpreso por ser a primeira imagem que submeti a um concurso, não imaginava essa tão boa repercussão. Estou muito orgulhoso de ter chamado atenção para essa área com paisagens e biodiversidade única, tão próxima de Manaus e ainda pouco conhecida”.

A outra categoria premiada no concurso foi ‘Imagens produzidas por câmeras fotográficas’, com 487 imagens inscritas. A seleção de três vencedores em cada categoria foi realizada durante a reunião da Comissão Julgadora, no último dia 9 de abril, na sede do CNPq.

Nos trabalhos fotográficos submetidos à comissão julgadora do concurso, foram avaliados os critérios definidos no regulamento, como impacto visual, originalidade, domínio da técnica e estética, relevância da imagem para a pesquisa e contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica.

Os vencedores receberão um prêmio em dinheiro durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre em julho próximo, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande (Confira os demais ganhadores).