Ufam e Comissão da OAB se aliam em defesa do desenvolvimento sustentável no Amazonas

Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

O reitor da Universidade federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, recebeu na tarde de quarta-feira, 17, Centro Administrativo, localizado no Setor Norte do Campus Universitário, a Comissão de defesa, desenvolvimento econômico, estratégico e sustentável da OAB/AM que objetivou unir forças para o desenvolvimento Sustentável do Amazonas.

De acordo com o presidente, Flávio Willer Cândido, essa Comissão é oriunda de uma já criada em 2016/2017 que pretende afunilar a relação com a Academia. Para ele, a Universidade Federal do Amazonas tem importância, não só para a cidade de Manaus, ao Estado do Amazonas, mas também, ao Brasil e o mundo.

“Nós lidamos com pessoas de fora que quando visitam o Campus Universitário, ficam encantadas com esse patrimônio que talvez não tenhamos capacidade de mensurar. A aproximação com a Academia visa trocar informações entre a Comissão da OAB e a reitoria, o corpo docente e discente, para que nós possamos construir e trabalhar para o desenvolvimento do Amazonas e de nossa cidade”, afirmou o presidente.

De maneira ampla a Comissão da OAB atenderá a todos os setores da área ambiental. O presidente falou que há necessidade de explorar as nossas riquezas sem destruir a natureza. “Esse desafio requer muito exercício, muita prática, muito estudo e muita determinação. O universo jurídico com o Centro Acadêmico da Faculdade de Direito dará estrutura para que nós consigamos cada vez mais galgar passos para o futuro pelo desenvolvimento com respeito ao meio ambiente e com sustentabilidade”, disse Flávio Cândido.

Dentre os setores que terão ações incisivas para o desenvolvimento econômico do Estado, o presidente mencionou o da mineração, transporte (rodovias, navegação). “A troca de conhecimento favorecerá ambas as partes. Uma promotora do conhecimento e outra cumpridora da legislação brasileira que implica numa perspectiva de proteção a região Amazônica”, comentou o advogado.

“A Amazônia, o maior patrimônio brasileiro, entendo que será o maior investimento para o futuro desta natureza. Tudo que nós fizermos com consciência, com responsabilidade, com estudo técnico e com respeito, será voltado para melhoria de toda a sociedade amazonense e, consequentemente, a brasileira”, completou Cândido.

Para o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, uma das missões da Universidade se apresenta justamente no envolvimento à elaboração de políticas que resultem em ganhos à sociedade. "Nós pensamos a Instituição como meio de debatermos estratégias para uma Amazônia sustentável. Ficamos felizes de receber a Comissão, junto a quem nos mantemos à disposição", reiterou.

Dentre os setores que terão ações para o desenvolvimento econômico estão a mineração e o transporte (rodovias, navegação)Dentre os setores que terão ações para o desenvolvimento econômico estão a mineração e o transporte (rodovias, navegação)