Embaixadora da Áustria visita a Ufam

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, e o vice-reitor, professor Jacob Cohen, receberam, nesta sexta-feira, 26, no gabinete da Reitoria, a visita da embaixadora da Áustria no Brasil, Irene Giner-Reichl. O encontro foi para tratar de possíveis parcerias entre a Instituição e a Áustria em diversas áreas acadêmicas e, espescialmente, no que tange aos programas de intercâmbio estudantil.

O objetivo da visita foi promover a aproximação do País europeu com a estrutura acadêmica em áreas de urbanismo, distribuição de energia, demografia, entre outras, tanto na capital como nos municípios, além de parcerias de cooperação em programas de intercâmbio. A embaixadora afirmou que, apesar de a visita inicial servir mais para conhecer a estrutura da Universidade e da cidade de Manaus, ajudou a expor o interesse da Áustria em contribuir com a Universidade por meio de programa de cooperação.

"Estamos felizes por estar aqui na Universidade Federal do Amazonas para apresentar ao seu dirigente maior, nossa pretensão de firmar parcerias em algumas áreas e aderir a programa de intercâmbio para estudantes”, disse Irene Giner-Reichl.

O reitor ressaltou a satisfação em receber a equipe austríaca (o cônsul da Áustria, Ismael Bicharra, e o senhor Reinhard Giner), enfatizando que  a Ufam está à disposição para receber propostas de aproximação com aquele País. “É com satisfação recebermos a representante austríaca em nossa Universidade. Estamos interessados em fortalecer ainda mais as parcerias, além de estarmos empenhados em ampliar as oportunidades para nossos estudantes, cooperarando em inúmeras outras áreas acadêmicas”, prospectou o professor Sylvio Puga.

Já o vice-reitor, Jacob Cohen, destacou a importância de parcerias para promoção do conhecimento. “Elas são oportunidades para que os estudantes de graduação agreguem mais informações e promovam a credibilidade da Instituição. A cooperação científica é importante para ampliar a produção do conhecimento e resulta em melhorias para a sociedade”, concluiu o vice-reitor.

A recepção teve a participação de servidores da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam (ARII), José Barbosa Filho (assessor adjunto), Décio Luiz Reis (coordenador de Acordos Nacionais e Internacionais), Marcilene Sena (coordenação de Acordos Nacionais e Internacionais) e da estagiária bilíngue da ARII, Mariah Dourado.