Oportunidades de carreira na ONU são apresentadas em palestra na Ufam

A palestra foi proferida na manhã desta quarta-feira, 25, pelo diretor do Centro de Informações das Nações Unidas (Unic Rio) no Brasil, Maurizio Giuliani.

Pronunciamento da Assessora de Relações Internacionais da Ufam, professora Leda Brasil,  durante a solenidade de abertura Pronunciamento da Assessora de Relações Internacionais da Ufam, professora Leda Brasil, durante a solenidade de abertura
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

As múltiplas oportunidades de carreiras proporcionadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o papel da ONU na  sociedade foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 25, pelo diretor do Centro de Informações das Nações Unidas (Unic Rio) no Brasil, Maurizio Giuliani.

Na solenidade de abertura, a assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professora Leda Brasil, destacou que a Ufam capacita seus alunos para o mundo inteiro. “Gostaria de ressaltar para os nossos alunos a importância da mobilidade estudantil. A nossa Assessoria de Relações Internacionais trabalha permanentemente para apresentar diversas oportunidades para vocês. Acessem sempre o nosso site e confiram as oportunidades de fazerem mobilidade ou de  cursos de verão no exterior. Sonhem e realizem à vontade. Por exemplo, agora temos o Instituto Confúcio aqui na Ufam e quem quiser ir para a China tem a oportunidade de cursar mandarim e quem pretende trabalhar na ONU já confere as dicas do professor Maurizio Giuliano nessa palestra possibilitada pela experiência da nossa servidora Isabel Vega, que atua na Proplan. O nosso desejo e alegria é ver vocês se desenvolverem em qualquer lugar do mundo”, discursou a assessora de Relações Internacionais da Ufam.

Missão cumprida

Participantes aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidasParticipantes aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidasRepresentando a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho, o diretor do Departamento de Planejamento Estratégico da Proplan, estatístico Herbett Rodrigues, ressaltou que tal evento atende a missão institucional da Ufam e contribui para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da Amazônia. “Essa oportunidade que essa geração tem é imprescindível. Ter um evento dessa magnitude atende a missão da nossa Universidade e o melhor é que tudo isso foi permitido a partir da experiência de uma servidora da nossa instituição, a Isabel Vega, que trabalha como secretária executiva na Proplan. Ela tem vasto conhecimento em diversas áreas, coordena eventos e tem excelentes contatos que engrandecem o nome Ufam junto à sociedade amazonense”, destacou o gestor.

A secretária executiva Isabel Vega aconselhou os presentes no evento a agarrarem as oportunidades. “Para mim foi um prazer coordenar esse evento. Saibam aproveitar sempre as oportunidades colocadas diante de vocês, pois o diferencial do bom profissional é ter foco e agarrar as oportunidades. Aproveitem bem a palestra através de todas as informações repassadas pelo nosso convidado Maurizio Giuliani e ganhem o mundo”, disse a coordenadora do evento.

Durante aproximadamente duas horas, o palestrante Maurizio Giuliani apresentou os tipos de trabalho oportunizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Existem oportunidades no secretariado, na área de Economia, Sociedade e Desenvolvimento; na área de Direito, Logística, entre outras. Os postos profissionais de trabalho de nível internacional são chamados de P, exceto os mais altos, denominados D. Há outros, como o G, que são staff de apoio e o NO, que são oficiais nacionais no seu país. Além de profissionais, a grande maioria de escritórios da ONU tem voluntários remunerados chamados UN Volunteers (UNVs) , comuns ao Secretariado e às agências, fundos e programas (AFPs). Também existem oportunidades para estagiários não remunerados”, comentou o palestrante.

Experiência prévia

O palestrante também aconselhou os interessados a não ingressarem sem experiência prévia de trabalho internacional. “Tentem trabalhar como voluntários ou fazer um estágio em ONGs, instituições acadêmicas, governo, mídia, ou qualquer outra coisa relevante para a ONU e, de preferência, para o seu potencial campo de trabalho. Idealmente, isso deve ser fora do seu país e é ainda melhor se o contexto privilegiar operações como as de manutenção da paz, humanitárias ou outras conduzidas pela ONU. Os sites como o ReliefWeb e o Development Aid anunciam muitas oportunidades que são muito relevantes para o trabalho da ONU. Estejam atentos”, orientou o palestrante.

Assessor adjunto da Arii, professor José Barbosa Filho e o palestrante, professor Maurizio GiulianiAssessor adjunto da Arii, professor José Barbosa Filho e o palestrante, professor Maurizio GiulianiPúblicos de interesse

Professores da educação superior, estudantes de graduação de Ciências Humanas das áreas de Direito, Administração, Relações Públicas e Jornalismo estiveram entre os públicos de interesse da palestra. O estudante de bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal catarinense, Felipe de Souza Pinheiro, 25, chegou cedo para conferir as informações da palestra. “Estou em Manaus há 4 meses e estou em busca de transferência para a Universidade Federal do Amazonas. Fiquei sabendo da palestra por intermédio da minha mãe, que é acadêmica de pedagogia da Ufam. Tenho muitas expectativas em relação a esta palestra, pois trabalho com articulação política e mobilização social há mais de 5 anos. Possuo uma bagagem que passa desde Curitiba - PR, Itajaí-SC e, agora, retornando a Manaus, desenvolvo diversos projetos em processo de desenvolvimento aqui na cidade como por exemplo o “Youth for human rights” da ONU, para as escolas de Manaus. As expectativas que tenho vão desde networking a novos conhecimentos junto à Organização das Nações Unidas”, declarou o acadêmico.