Ufam sedia Tech Talks em sua 8ª edição

Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Ufam/Protec), em parceria com a Fundação Paulo Feitoza (FPF), promoveu a 8ª edição do Tech Talks. O evento aconteceu na última terça-feira, 23, no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Setor Norte do Campus Universitário.

De acordo com os organizadores, o Tech Talks é um evento itinerante gratuito, focado em pessoas que têm interesse no empreendedorismo, tecnologia, desenvolvimento e inovação. O significado do evento é de uma conversa, aprendizagem, compartilhamento e participação em palestras especializadas com troca de conhecimento, permitindo, assim,  insights aos participantes.

Representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o titular da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), professor Waltair Machado, cumprimentou o púbico presente e disse que é um momento feliz para a Instituição acomodar um evento tão importante. Ele falou que é percebido no país o crescimento de participação industrial no Produto Interno Bruto (PIB). Segundo ele, há um processo de envelhecimento dessas indústrias e se faz Pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor Waltair MachadoPró-reitor de Inovação Tecnológica, professor Waltair Machadonecessária a inovação tecnológica tendo a criatividade, a jovialidade e a ousadia como os princípios fundamentais para o desenvolvimento.

Durante seu discurso, o professor cita a 4ª Revolução Industrial, conhecida também como Indústria 4.0, que irá alavancar o desenvolvimento industrial do Brasil. “Há todo um contexto de neologismo, mas de fato, nós estamos presenciando a oportunidade de associarmos aos processos produtivos e as rotinas organizacionais, não somente da indústria, mas da participação da tomada de decisão automática por um ser não humano, ou seja, pela inteligência artificial”, disse Waltair Machado.

“Os processos de desenvolvimento de inteligência artificial passaram a ser fundamentais enquanto a ‘onda’ está chegando, mas se não aproveitarmos adequadamente estaremos abrindo mão do estágio de desenvolvimento, necessário ao país”, completou o professor.

O pró-reitor acredita que os jovens devem estar preparados para essa nova "onda" que irá permitir a criação de novas empresas, novos produtos e negócios em possibilitar aos jovens a atuação nesse processo - e não apenas a participação dos mesmos. Para que isso ocorra, comenta o professor Waltair que há “a necessidade de abrir novos espaços. A Universidade criou um pró-reitoria específica para pavimentar o caminho de ida e vinda da Ufam com a sociedade produtiva”.

“Esse evento tão importante com um nome tão sugestivo vai nos garantir a oportunidade de exercitar e não ficar apenas nessa fase inicial. Nós precisamos de mais outros eventos, aprofundarmos as nossas ofertas de cursos Alexandre Amorim, palestrante do 8ª edição do Tech Talks Alexandre Amorim, palestrante do 8ª edição do Tech Talks que estarão desafiados a trabalhar nesse processo. Desejo a todos um belo evento”, finaliza o pró-reitor Waltair Machado.

Representantes de importantes organizações realizaram palestras com temáticas relacionadas às discussões do evento, dentre elas, destaca-se a palestra “Cultura Ágil”, proferida pelo gerente de Projetos da FPF, Alexandre Amorim, que em suma destacou a criatividade e a inovação como as principais características para quem quer sobreviver no mercado atual. Dentre os critérios estabelecidos para o  desenvolvimento de ações inovadoras, a motivação e a disciplina estão como categorias primordiais.

Outra palestra que tomou destaque quanto a importância da temática cujo título "Empreendedorismo e o mundo 4.0", foi proferida pelo diretor executivo do Instituto Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), Geraldo Feitoza.  Vale também mencionar a participação do diretor da Faculdade de Estudos Sociais, professor Jorge Campos, assim como o intermediador do evento, o representante do Departamento de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão (DPA/Proext), Lisandro Mamud.