Nova Biblioteca do Setor Sul atenderá público de seis unidades acadêmicas e 27 cursos

Dividido em quatro pavimentos, prédio atenderá mais de sete mil pessoas com um acervo superior a 20 mil títulos e 56 mil exemplares, entre livros, periódicos, dissertações e teses.

Obras devem durar cerca de 14 mesesObras devem durar cerca de 14 mesesPor Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Orçada em R$5,9 milhões, a Biblioteca Setorial Sul terá área superior a 4,3 mil metros quadrados e atenderá toda a comunidade acadêmica das unidades ali instaladas, além da Odontologia, que hoje funciona na Praça 14 de Janeiro. O prédio será distribuído em quatro pavimentos de aproximadamente mil metros quadrados cada, e contará com área de acervo, salas de videoconferência e recintos para estudo individual ou em grupo.

“O bloco foi projetado para acompanhar o crescimento da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) pelos próximos 20 anos”, explica o reitor da Universidade, professor Sylvio Puga. De acordo com o contrato nº 04/2019, documento gerenciado pela Prefeitura do Campus Universitário (PCU), a obra deve ser executada pela empresa Turin Construções Ltda. no prazo de 420 dias corridos, ou seja, em aproximadamente 14 meses. “O empreendimento consiste na demolição dos Blocos "E", "F", centro de convivência provisório e subestação local para a construção do bloco da Biblioteca do Setor Sul”, especifica o item 04 do instrumento. O engenheiro civil Edival Costa, do Departamento de Engenharia da PCU, é o responsável pelo acompanhamento técnico da obra até a sua efetiva entrega.

Ainda segundo o contrato, o bloco terá área total de exatos 4.320m², divididos em quatro pavimentos. O primeiro terá 1.130 m² e abrigará lanchonete, copiadora, administração, guarda volumes, atendimento, área de consulta e estudo, quatro salas de estudo em grupo, duas Salas de videoconferência, acervo de periódicos, sala técnica, banheiros e copa. O segundo terá 930m2, área distribuída em atendimento, consulta e estudo, cinco salas de estudo em grupo, armazém, sala técnica, banheiros e copa. O terceiro pavimento, com área de 1.130,00m2, terá área de consulta e estudo, sete salas de estudo em grupo, armazém, sala técnica, banheiros, atendimento e copa. O último pavimento, com a mesma área construída, terá atendimento, área de consulta e estudo, armazém, terraço coberto e descoberto, sala técnica, banheiros e copa.

Conquista de todos

“Estamos muito satisfeitos com esse avanço, afinal, saímos de um espaço de menos de mil metros quadrados pra algo próximo de mil metros quadrados. Em termos de atendimento, a nova biblioteca setorial atenderá todas as unidades do Setor Sul mais a Faculdade de Odontologia, quando esta unidade for instalada no Campus Sede”, aponta a diretora do Sistebib, TAE Célia de Lira. Importante frisar que o setor Sul é composto hoje por cinco unidades acadêmicas: Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Faculdade de Psicologia (Fapsi), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF).Projeto arquitetônico prevê salas de estudos e de videoconferênciaProjeto arquitetônico prevê salas de estudos e de videoconferência

A gestora do Sistebib detalhou quais os cursos de graduação e de pós-graduação será atendidos com o acervo da nova biblioteca: “os cursos de Agronomia, Fisioterapia, Bacharelado em Promoção de Saúde e Lazer, Bacharelado em Treinamento Esportivo, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Farmácia, Licenciatura em Ciências Agrárias, Licenciatura em Educação Física (diurno e noturno), Odontologia, Psicologia e Zootecnia, bem como os Programas de Pós-graduação em Agronomia Tropical, Biotecnologia, Ciência Animal, Ciência Pesqueira nos Trópicos, Ciências Farmacêuticas, Ciências Florestais e Ambientais, Diversidade Biológica, Imunologia Básica e Aplicada, Inovação Farmacêutica, Odontologia e Psicologia”. Ou seja, são mais de sete mil usuários ativos no Sistema Pergamum.

Entretanto, Célia de Lira esclarece que essa divisão é apenas uma forma de organizar o serviço, tendo em vista que “as bibliotecas são objetos de uso universal, e esta, assim como as demais, estará disponível a atender toda a comunidade acadêmica da UFAM, bem como atender a toda sociedade amazonense, independente do curso ao qual o usuário esteja vinculado”. Em números, o acervo gira em torno de 20 mil títulos e 56 mil exemplares, sendo formado por livros, periódicos, TCC, dissertações e teses. Todos eles se encaixam nas áreas de conhecimento correspondentes aos cursos de graduação e pós-graduação ativos nas faculdades e nos institutos alocados no setor Sul.

Ao avaliar a importância da obra, a gestora do Sistebib enfatiza que “as bibliotecas universitárias devem atuar como um ambiente de pesquisa, lazer e cultura, ao mesmo tempo em que oferecem um ambiente seguro, moderno e que atenda às suas expectativas”. Ela continua: “Estamos cumprindo nosso papel de auxiliadores do processo de formação universitária, e de geradores e disseminadores de informação e conhecimento. Esta nova biblioteca reafirma o comprometimento da Ufam em promover uma educação superior gratuita e de qualidade. A entrega está prevista para maio de 2020 (...) Enxergamos o prédio como algo moderno, inovador e acolhedor, seguindo o padrão de grandes bibliotecas universitárias nacionais e internacionais”.