Administração Universitária é mais um curso da Ufam avaliado com o conceito 4 pelo Inep/MEC

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Maria do Socorro Melo de Lima é servidora da Ufam há 45 anos. Ela ingressou no quadro técnico-administrativo da Universidade aos 18 anos e, desde então, aprendeu na prática a lidar com as particularidades da área administrativa. A vivência de mais de quatro décadas no ambiente acadêmico, segundo ela avalia, foi somada ao aprendizado que adquiriu ao cursar a graduação sequencial em Administração Universitária, entre os anos de 2016 e 2018. Hoje a egressa comemora a nota quatro conquistada pelo curso na avaliação presencial realizada pela equipe ad-hoc do Ministério da Educação (MEC) entre os dias 7 e 10 de abril.

Os professores Narciso Bastos Gomes (coordenador) e Francisco Nery Leal  compuseram a comissão responsável por analisar os três aspectos que formam o tripé avaliativo elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC cuja função é subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo. Uma das frentes de atuação mais importantes do Instituto é certificar a qualidade da formação superior no País. Nesse quesito, os cursos de graduação da Ufam têm surpreendido positivamente nos últimos anos.

“Esse salto de qualidade que temos visto se deve à aplicação do Programa Sucesso na Graduação, encabeçada pela nossa Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Particularmente em relação ao curso de Administração Universitária, quero dar os parabéns a todos os diretamente envolvidos: alunos-servidores, docentes do curso seriado e gestores. O resultado é mais este quatro na avaliação do MEC!”, orgulha-se o reitor, professor Sylvio Puga, a respeito do curso que já formou 134 servidores em três turmas.

Já o titular da Proeg, professor David Lopes Neto menciona que o curso tem um objetivo nobre, qual seja o de valorizar os servidores da Ufam, com igual nível de qualidade empregado na graduação regular. Socorro Lima é egressa da turma 2018Socorro Lima é egressa da turma 2018“Ele vem na forma de graduação sequencial, com carga horária de aproximadamente duas mil horas/aula, estas distribuídas ao longo de seis semestres letivos. São ofertados conteúdos básicos e específicos, dentro da proposta pedagógica para esse público”, arremata o pró-reitor de Ensino de Graduação.

Prática & Teoria

“Muito nos alegra saber que estamos tendo o reconhecimento de um trabalho tão bonito e eficaz no intuito de qualificar mais e mais os nossos servidores técnicos. Sem eles, esta Universidade não poderia funcionar de forma tão harmônica e eficiente”, destaca o professor Sylvio Puga, lembrando ainda do empenho das equipes das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Proeg) e de Gestão de Pessoas (Progesp), que “conciliam demanda e oferta de modo a fazer esse curso acontecer da melhor forma”.

“A formação é voltada especificamente para a formação superior dos técnico-administrativos em Educação, e as turmas são ofertadas de acordo com a demanda”, ressalta a diretora do Departamento de Registro Acadêmico da Proeg, TAE Izaura Jardim. “Ele faz parte do plano de capacitação dos cargos de técnico-administrativos em Educação e é ofertado na Faculdade de Estudos Sociais da própria Universidade Federal do Amazonas (FES/Ufam)”, complementa.

Para a egressa Maria do Socorro, o maior destaque do curso foi exatamente a qualificação do corpo docente. “As aulas são ministradas pelos professores da FES. E eles são dez. O curso é dez!”, dispara a servidora. Ainda segundo ela, foi interessante ver como o conteúdo pode somar ao que já temos de prática no cotidiano da Universidade. “Aprendemos sobre muitos assuntos, coisas sobre empreendedorismo. Mesmo as pessoas mais idosas tiveram toda a atenção dos professores para abrir um leque de conhecimentos e oportunidades”, conclui ela.

A última turma colou grau no dia 1º de fevereiro de 2018. Durante a solenidade, os mestres receberam o reconhecimento dos egressos. Enquanto o professor Tristão Sócrates Cavalcante acumulava as funções de paraninfo, chefe do Departamento de Administração e coordenador da graduação,  a professora Jean Serrão de Oliveira foi a homenageada com o nome da turma. Naquela oportunidade, ela afirmou estar "honrada por contribuir com a formação de seus colegas servidores".

A docente reforça o argumento de que a nota quatro veio como uma resposta ao esforço coletivo, tanto da instituição quanto dos professores e acadêmicos. "Para os alunos, significa um marco na qualificação profissional", pontua a professora Jean Serrão.

Destaques

No relatório da visita, os avaliadores do Inep/MEC atribuíram a nota 4.21 à dimensão Organização Didático-Pedagógica, mencionando que “o corpo docente é constituído por 22 professores de diversas área do conhecimento (...) e que 95,54% deles possui experiência do Magistério Superior”. O segundo critério avaliado, Corpo Docente e Tutorial alavancou o conceito final, ficando em 4.78; enquanto o terceiro quesito avaliado – Infraestrutura – obteve a nota 4.29 dos avaliadores ad hoc.

Com média superior a quatro, o curso de Administração Universitária teve, em resumo, a seguinte avaliação, conforme o trecho final do documento: “Esses elementos, ao tempo em que estruturam o relatório ora apresentado, fundamentam a conclusão de que o Curso Sequencial de Formação Específica em Administração Universitária da Universidade Federal do Amazonas apresenta perfil de qualidade MUITO BOM”.

Notícia relacionada:

Servidores da Ufam graduam-se em Administração Universitária