Ufam e Ministério da Agricultura assinam Termo de Cooperação Técnica, em Brasília

Por André Aureliano
Representação da Ufam em Brasília

Em Brasília, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, foi recebido, na manhã desta quinta-feira, 11, pelo secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jorge Seif Júnior. O encontro marcou a assinatura de Termo de Cooperação Técnica  entre as instituições.

A parceria abre um leque de oportunidades para a pesquisa e desenvolvimento da produção da aquicultura e pesca no Amazonas. Segundo o secretário Jorge Seif, "o termo de cooperação técnica é fundamental nessa aproximação com as Universidades" e que a Secretaria "tem todo o interesse em ouvir a comunidade científica, debater e construir um futuro juntos", finalizou.

Para o professor Sylvio Puga, o ato representa o fortalecimento da cadeia produtiva nessa área e ainda um "conjunto de possibilidades para que professores e pesquisadores da Ufam atuem nas ações de ensino, pesquisa e extensão por meio do Mapa e da Universidade".

Cooperação

O termo, que tem validade decinco anos,  prevê, entre outras medidas, a cooperação em pesquisas, a formação de pessoas, o intercâmbio de informações e a promoção de cursos e treinamentos, além da construção de modelos executivos operacionais que subsidiem a Política Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura e da Pesca.

Além do reitor da Ufam, estiveram presentes no encontro o assessor especial da reitoria, prof. Bruno da Silveira, e o representante da Ufam em Brasília, Charles Amorim.