Ufam e Polícia Militar ampliam ações que garantem segurança à comunidade universitária
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em reunião com a Polícia Militar do Amazonas (PM), traçou estratégias no sentido de reforçar a segurança da comunidade universitária. O encontro ocorreu na tarde de hoje, 9, no prédio da Reitoria, localizado no setor Norte do Campus Sede. O reitor e o comandante de área da Zona Leste definiram como principal meta o estabelecimento de um método de trabalho capaz de tornar a extensa área do Campus ainda mais segura para alunos, servidores, visitantes e comunidade das adjacências.
Durante a reunião, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, disse que as medidas já tomadas estão sendo ratificadas, tendo em vista que as tratativas já ocorrem há tempos com a Polícia Militar do Amazonas. Para o reitor, existe uma preocupação da Administração Superior quanto à segurança da comunidade universitária (docente, discente e técnico-administrativo) para que todos possam atuar de maneira segura no âmbito universitário.
“Nós mantemos a integração das câmeras de segurança da Universidade com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), o que permitiu mais rapidez no trânsito de informações para o combate de qualquer ato ilícito que possa ocorrer na Instituição. Então, estamos dando uma resposta concreta aos fatos recentemente ocorridos", afirmou o reitor.
De acordo com o tenente-coronel Cledemir Silva, da PM, ações preventivas e a presença da PM em abordagens nas paradas de ônibus nos horários críticos permitirá que a comunidade universitária esteja mais segura. O tenente-coronel esteve acompanhado pelo major Derquiano Machado, que é o comandante de área Zona Leste.