Seminário comemora 50 anos de Ensino de Jornalismo na Amazônia

Reitor, professor Sylvio Puga, durante discurso na abertura da solenidadeReitor, professor Sylvio Puga, durante discurso na abertura da solenidadePor Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Teve início na manhã desta segunda-feira, 8, o II Congresso de Ensino de Jornalismo na Amazônia. O evento é alusivo às comemorações dos 50 anos de Ensino de Jornalismo na Amazônia.

Pioneirismo

Durante a solenidade de abertura, o reitor, professor Sylvio Puga, destacou o pioneirismo da Ufam na formação de jornalistas na Região Amazônica. “Imaginem vocês o que era formar jornalistas há 50 anos aqui na nossa região.  O mundo é movido por pessoas com grandes ideais e, há 50 anos, esses idealistas plantaram sementes, que deram frutos e quem se formou jornalista aqui na Ufam foi ajudar na formação de jornalistas em outras instituições como a Faculdade Boas Novas, a Faculdade Martha Falcão, a Uninorte, a Nilton Lins e isso orgulha muito a Ufam, por dar essa contribuição tão importante para a Amazônia”, discursou o reitor.

Jubileu

O diretor da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam (FIC/ Ufam), professor Allan Rodrigues, agradeceu a todos que participaram da organização do evento que comemora o Jubileu do curso de Jornalismo. “Minhas palavras são de agradecimento. Quero agradecer aos professores e a todos os voluntários que comemoram essa importante data conosco. Nosso curso foi criado no mesmo dia do curso de Educação Física, em 2 de fevereiro de 1969, mas resolvemos comemorar durante a semana do jornalista. Ontem, dia 7 de abril, foi o dia do jornalista e nada mais oportuno que dedicarmos essa semana a reflexões sobre a nossa área”, pronunciou-se o diretor da FIC.

Reconhecimento

Alunos de Jornalismo produziram um vídeo sobre os 50 anos do curso de Jornalismo da UfamAlunos de Jornalismo produziram um vídeo sobre os 50 anos do curso de Jornalismo da UfamO coordenador do curso de Jornalismo, professor João Bosco Ferreira, agradeceu o empenho das demais universidades que se dedicaram a organizar o evento. “Estamos aqui comemorando 50 anos de jornada. Gostaria de agradecer às universidades co-irmãs Uninorte e Martha falcão, que não só participam deste evento, como ajudam na organização. Esse evento compreende a trajetória dos cursos de Jornalismo que se instalaram em Manaus. Também desejo agradecer aos companheiros da FIC que apoiaram esse evento e se empenharam para que ele pudesse ser realizado. Também quero agradecer à administração superior da Ufam por todo o seu auxílio na implantação da FIC”, mencionou o coordenador.

Coordenador do curso de Jornalismo no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), unidade acadêmica da Ufam no município de Parintins, professor  Carlos Monteiro, destacou o empenho contínuo para formar excelentes profissionais. “No ICSEZ temos um pouco mais que 250 alunos de Jornalismo e o desafio permanente de oferecer uma formação que destaque a excelência de nossa Universidade”, declarou o docente.

Jornalismo e grandes temas da Amazônia

Após a solenidade de abertura, houve o primeiro debate do evento, a Mesa-redonda “Jornalismo e Grandes Temas da Amazônia”, que teve como moderador o jornalista e professor Carlos Fábio Guimarães e como palestrantes, os jornalistas Wilson Nogueira, Gerson Severo Dantas e Alberto César Araújo.

Mudança climática, meio ambiente, questões indígenas, migração e questões fundiárias estiveram entre os temas levantados pelos palestrantes. ““Falar de Jornalismo tem muito a ver com esta casa. O curso de Jornalismo da Ufam forma massa crítica e é importante que os estudantes aqui presentes saibam que, quem deseja ser jornalista tem que ter sempre um livro diferente na mão para entender a realidade em que vive” , aconselhou o palestrante, para o qual a sociodiversidade, o meio ambiente e as grandes obras na região amazônica são grandes temas para serem discutidos pelo Jornalismo na Amazônia”.

Ponto de vista acadêmico

Docentes, professores, Taes e convidados prestigiaram a solenidade de 50 anos de ensino de Jornalismo na AmazôniaDocentes, professores, Taes e convidados prestigiaram a solenidade de 50 anos de ensino de Jornalismo na AmazôniaO acadêmico do 7º período do curso de Jornalismo, Jefferson Coelho de Morais, afirma se sentir orgulhoso de fazer parte do curso que foi pioneiro na região. “É muito gratificante estar aqui na Ufam. Na graduação, aprendo a desenvolver o meu lado crítico, tendo sempre empatia pelos personagens da notícia. Como é um curso com muita base teórica da Comunicação, isso ajuda ter mais argumentos em debates, por exemplo. Sinto muito orgulho de estar na Ufam em um momento tão especial”.

Programação

A programação contempla oficinas, entre elas a de Fotografia, a de Gestão de Redes Sociais, Texto jornalístico para televisão e Jornalismo de Dados. Para conferir a programação completa, acesse II Congresso de Jornalismo na Amazônia - Programação