Faculdade de Odontologia é contemplada com reforma e revitalização de ambientes

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam
Fotos: PCU

Com o objetivo de promover melhorias substanciais na estrutura da Faculdade de Odontologia (FAO), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) deu início à execução da reforma e da adequação de recintos naquela Unidade Acadêmica. O trabalho, realizado pela Prefeitura do Campus (PCU), começou no último dia 18 de março e o prazo para a execução dos serviços é de 90 dias, com um investimento que supera os 360 mil reais.

Segundo o que regula o contrato nº 003/2019, “a contratada deve executar a reforma e adequação dos espaços da Faculdade e seus ambientes internos”. Vencedora da licitação, a empresa Solux Construções de Edifícios LTDA – EPP realizará revisão e adequação nas instalações elétricas e no sistema de combate a incêndio, instalação de luminárias com lâmpadas de LED; troca de piso, divisórias e esquadrias; além de outros serviços. O contrato é fiscalizado pela engenheira Simone Emmanuelle Cesar, da equipe técnica da PCU.

Melhorias

Especificamente, os locais que passarão por reforma são os laboratórios de próteses, de dentística e de materiais dentários, que serão transformados em quatro laboratórios multidisciplinares. O antigo laboratório de microbiologia será transformado num laboratório de multimídia a ser utilizado diariamente pelos alunos da graduação e da pós-graduação para pesquisas e atividades de ensino. Além desses recintos, o laboratório de periodontia e odontologia social será adaptado para se transformar numa sala de estudo para o programa de pós-graduação e em outro laboratório de pesquisa na área de periodontia.

“A coordenação administrativa será ampliada com a incorporação dos espaços destinados atualmente a nossa reprografia e o laboratório de informática, dando maior conforto e condições de trabalho a esta importante coordenação”, explica o diretor da FAO, professor José Eduardo Domingues. O setor de prontuários, a sala de esterilização e a sala de armazenamento de instrumentais serão adequadas durante essa obra.  O Biobanco, as adequações estruturais necessárias para a melhora da segurança predial, como também de medidas de acessibilidade constituem-se como objetivos desta reforma.

Superação

"O curso de Odontologia da Ufam possui avaliação máxima no Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes], somos avaliados com nota cinco. Essa nota reflete os aspectos pedagógicos que utilizamos, reflete a nossa mudança curricular, hoje adequada às novas diretrizes. Temos um corpo docente muito qualificado, composto quase totalmente por doutores, e nossos alunos também têm grande parcela de contribuição para este sucesso – eles são interessados, disciplinados e respondem a contento o grau de exigência de nossa escola. Os esforços de todos traduzem nossa atual avaliação”, ressalta o gestor da FAO.

“Chegar ao topo foi uma trajetória de longos anos e muito trabalho para que ocupássemos, neste momento, a melhor avaliação regional. Entretanto, temos consciência de onde estão nossas fragilidades, e sem dúvida, estão no campo da infraestrutura. Estamos há mais de uma década sem receber reformas, em um prédio que tem mais de quatro décadas, por isso solicitamos modificações dos nossos espaços nos primeiros meses de nossa gestão. Graças aos nossos esforços e ao trabalho em equipe, com o aval de nossos colegiados de gestão e a importante compreensão da atual administração da Reitoria, nós a conseguimos”, reconhece o professor José Eduardo Domingues, ao relacionar os desafios enfrentados pela Unidade.

“Agradecemos à Administração e a todos os envolvidos, não temos dúvidas que a melhor adequação dos espaços físicos nos permitirá que nossa avaliação se mantenha nos níveis atuais ou que possamos melhora-la ainda mais. Por meio desta reforma, daremos aos nossos alunos e pacientes ambientes melhores para o aprendizado e o acolhimento, como também melhores condições de trabalho aos nossos servidores", conclui o docente.