Estudante da Ufam será embaixadora do Brasil na Conference at Harvard & MIT 2019

Carlla Martins será multiplicadora dos temas discutidos na Conferência durante evento a ser organizado na Ufam, este ano. Foto: Ismael SantosCarlla Martins será multiplicadora dos temas discutidos na Conferência durante evento a ser organizado na Ufam, este ano. Foto: Ismael Santos

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

O Amazonas terá uma representante na Brazil Conference at Harvard & MIT 2019, evento que reúne, em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos, dez estudantes universitários brasileiros selecionados no Programa de embaixadores. Finalista do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Carlla Martins viaja no dia 2 de abril para os EUA, onde participará de atividades que a habilitarão para ser multiplicadora regional da experiência.

Em sua quinta edição, a conferência será realizada entre os dias 5 e 7 de abril de 2019, com o objetivo de promover debates sobre variados temas com a participação de jovens que tenham papel ativo em iniciativas pelo desenvolvimento do País. O processo em que Carlla Martins foi selecionada ocorreu em 2018, habilitando dois representantes de cada região brasileira como embaixadores. “Passamos por uma seleção em três etapas e foi uma grande surpresa quando eu soube do resultado. Foi difícil de acreditar... acho que eu chorei”, recorda a jovem.

A priori, todo estudante universitário de instituição brasileira maior de 18 anos pode concorrer, embora a função de embaixador exija muito mais do que isso. “O envolvimento em atividades acadêmicas e sociais, a participação em projetos voluntários, o engajamento e a proatividade surgem como um bônus para quem deseja realmente ser parte do projeto”, aponta Carlla Martins. No currículo, ela acumula dois projetos de Iniciação Científica na área de Computação, além de uma publicação internacional sobre Astronomia.

A poucos dias da viagem, já está quase tudo pronto. “Vai ser a primeira vez que eu saio do Brasil. A expectativa é muito grande, mas eu qual é o papel dessa equipe de embaixadores. Antes mesmo da conferência, visitaremos universidades e faremos uma aproximação com os organizadores. Durante os três dias de painéis, contaremos um pouco das nossas histórias e, acima de tudo, faremos contato com outras pessoas, discutiremos temas importantes e participaremos de debates a partir de diferentes perspectivas”, adianta a jovem selecionada.

Em outras palavras, o enfoque será mesmo na criação e no fortalecimento de networks. “Eu percebo que, entre os embaixadores, existe um senso de responsabilidade social muito grande. Nós acreditamos na possibilidade de transformar a realidade do Brasil. E eu penso que qualquer mudança, por menor que pareça, já faz uma grande diferença”, completa Carlla, ao indicar que, nesses quase cinco anos de jornada acadêmica, sempre procurou se informar, criar bons relacionamentos, aproveitar as oportunidades e realizar o máximo possível. “Dentro da Universidade, temos um ambiente cheio de possibilidades. É preciso ficar atento”, indica.

Projeto Cosmos

Ainda quando era caloura, ela foi uma das idealizadoras do ‘Cosmos’, que atualmente é institucionalizado pela Ufam. A parceria com colegas Dimerson Lucas, Matheus Castro, Tainá Soares e Luan de Almeida, todos apaixonados pela astronomia, resultou na ação que hoje é coordenada pelo professor Marcelo Brito da Silva, do Departamento de Física da Ufam. A ideia é simples e criativa: ensinar astronomia nas escolas, sempre de uma forma lúdica e prática, com oficinas e dinâmicas. Além disso, o grupo ajuda os estudantes do ensino básico na preparação para a Olimpíada de Astronomia.

“Do primeiro grupo, permanecemos no projeto eu e o Dimerson, que também é da Computação. Mas hoje temos mais de 30 pessoas participando das atividades nas funções de professor e desenvolvedor, por exemplo. Pelo menos uma vez por ano, selecionamos estudantes de Física, Design, Administração. Analisamos o conhecimento, o perfil, as motivações e os interesses dos candidatos”, explica Carlla Martins.

Sobre a Conferência

A Brazil Conference at Harvard & MIT é realizada pela comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil. Temos a missão de estabelecer um espaço plural para o debate e criação de ideias sobre o futuro do nosso país, levando-o ao maior número possível de brasileiros. O objetivo é discutir o passado, o presente e, principalmente, o futuro de um Brasil nas diversas áreas.

Para alcançar um número maior de pessoas, foram concebidos os Diálogos da Brazil Conference, que consistem na transmissão ao vivo de um painel do evento. O formato permite o debate local do tema tratado no painel em escolas, universidades e outras instituições brasileiras.  Ao todo, serão realizados 80 diálogos distribuídos pelos estados brasileiros.

Anualmente, o Programa Embaixadores seleciona jovens que tenham atividade relevante no em prol do desenvolvimento do Brasil, por meio de iniciativas educacionais, sociais, ambientais, entre outras. Eles têm o compromisso de contribuir ativamente durante a Conference e, além disso, dar continuidade ao debate quando retornam ao Brasil.

Um dos principais resultados do evento é a mentoria concedida para cada um dos embaixadores no sentido de que eles possam desenvolver atividades regionalizadas, em seus estados, a partir das temáticas aprendidas na Conference. “A proposta é a de que cada um realize um evento inspirado no seu aprendizado, partindo das pautas da conferência, com um enfoque mais local. O mentor ajudará a organizar as etapas do evento”, completa a finalista, que já elegeu a Ufam como local onde realizará sua atividade de multiplicadora, ainda em 2019.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Poster_Cosmos.pdf)Poster_Cosmos[ ]335 kB