Ufam disponibiliza Plantão Psicológico para estudantes. Atendimentos já estão acontecendo.

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por intermédio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), passa a oferecer, a partir do dia 29 de março, o Plantão Psicológico. Trata-se de atendimento com profissional da área que estará disponível às sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11h, e à tarde, das 14 às 16h, no 3º andar do Bloco I do Instituto de Ciências Biológicas (ICB),  no setor Sul do Campus Sede.

O Plantão Psicológico é uma modalidade de intervenção psicológica que consiste em atendimento emergencial através de uma escuta focada em um assunto que vem imobilizando. Com uma demanda focal, o estudante traz seus questionamentos e, pela escuta qualificada e não julgadora, serão construídas conjuntamente estratégias de autoconhecimento, fortalecimento e enfrentamento das adversidades cotidianas.

A atividade é desenvolvida pela Coordenação de Desenvolvimento Estudantil (CDE), setor vinculado ao Departamento de Assistência Estudantil (Daest) da Progesp. A coordenação ressalta que é um atendimento psicológico emergencial, individual, pontual, único e de procura espontânea pelo discente. Em outras palavras, essa proposta de intervenção não se confunde com a psicoterapia, possuindo um escopo diferenciado desta, na qual se trabalha com um aprofundamento dos aspectos pessoais.

Conheça o projeto

O que é – Funciona como um modelo de atendimento clínico, sem necessidade de agendamento, voltado à escuta de maneira imediata do sofrimento através do acolhimento, compreensão da queixa, de troca de informações e de resignificação de compreensões e posturas, privilegiando a demanda emocional imediata do discente. Os surtos psicóticos não se enquadram na modalidade, devendo ser acionado o SAMU 192.

Quem pode participar – O Plantão Psicológico é voltado exclusivamente para estudantes de graduação regularmente matriculados em curso presencial da Ufam.

Como participar – Não é necessário agendamento e nem fixação de rotinas posteriores, bastando comparecer ao local nos horários indicados.

Como funciona – Com uma demanda focal, o estudante faz seus questionamentos e, por meio de uma escuta qualificada e não julgadora, são construídas estratégias de autoconhecimento, fortalecimento do Eu e enfrentamento das adversidades por ele vivenciadas. O atendimento dura em torno de 45 minutos, podendo haver encaminhamentos para profissionais de outras áreas dentro ou fora da Universidade. Cada estudante poderá ter cinco atendimentos anuais.

Quando e Onde – Toda sexta-feira pela manhã (9-11h) e à tarde (14-16h), na Sala de Reunião (3º andar) do Bloco I do ICB, no setor Sul do Campus Sede.