Em busca da Excelência – ICHL recebe oficialmente novo prédio, Mário Ypiranga Monteiro

A maior das Unidades Acadêmicas da UFAM, o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) comemorou no final da tarde desta quinta-feira (27) a inauguração do novo pavilhão que homenageia o professor Mário Ypiranga Monteiro. A solenidade foi marcada pela expectativa de melhorias para os cursos atendidos com a nova estrutura.

Em uma cerimônia simples, mas significativa, ocorreu a entrega oficial do novo bloco do ICHL. Com a presença de professores, técnicos administrativos e acadêmicos, a professora Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira realizou a leitura do memorial do professor Mário Ypiranga Monteiro (em anexo). Após este momento, houve o descerramento da placa de inauguração feito pela reitora e pelo vice-reitor da UFAM, professores Márcia Perales e Hedinaldo Lima, e pelo diretor e vice-diretora do ICHL, professores Nelson Matos de Noronha e Simone Eneida Baçal de Oliveira. A seguir, no miniauditório do pavilhão, ocorreram os pronunciamentos referentes ao significado da obra promovida e também a apresentação musical da Orquestra Vozes da UFAM, conduzida pelo maestro Adelson Santos.

A reitora da Universidade, professora Márcia Perales, destacou em seu discurso a trajetória percorrida para a realização desta obra e o significado desta conquista do Instituto de Ciência Humanas e Letras. Segundo a professora Márcia Perales, o maior objetivo da UFAM ao entregar novas estruturas como a do ICHL à comunidade universitária é conquistar continuamente a excelência acadêmica com compromisso cidadão. “A excelência acadêmica deve ser nossa busca permanente. Se estiver desvinculada de um compromisso social, cidadão, ela não atende àquilo que nós queremos para uma sociedade melhor, onde as pessoas tenham vida com dignidade”, salientou a reitora.

Para o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, o pavilhão Mário Ypiranga Monteiro representa o desejo da administração superior de proporcionar a estrutura física adequada para o pleno desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Ele (o novo bloco) vem atender a uma demanda antiga do Instituto, principalmente de professores e alunos. Embora nós não possamos atender a demanda todas daquilo que o ICHL precisa e merece, estamos atendendo a essa nesse momento. E nós esperamos que, de fato, isso possa resultar em melhores condições de estudo dos alunos e de trabalho dos professores”, disse o professor Hedinaldo.

Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letra, o professor Nelson Noronha justifica a necessidade de ampliação da estrutura física do ICHL em razão do crescimento das atividades produzidas pelos membros da Unidade acadêmica. “Nós tivemos uma expansão significativa de ofertas de vagas para a graduação, foram criados programas de pós-graduação, sugiram muitos grupos de pesquisas, vários professores do Instituto estão obtendo financiamento para o desenvolvimento de pesquisas nas agencias como CNPq e CAPES, então nós precisamos de espaço físico”, esclareceu o diretor.

O professor Nelson Noronha aproveitou a oportunidade e revelou as futuras obras para os cursos do ICHL. “Recentemente nós terminamos um processo licitatório para a construção de um prédio todo destinado à pós-graduação, estamos esperando as obras iniciarem. Há ainda um processo de licitação aberto para a construção do prédio do Departamento de Comunicação Social”, adiantou.

O novo pavilhão serve a alguns dos mais de 15 cursos do ICHL. O curso de Serviço Social é um dos beneficiados. Para a vice-coordenadora do curso de Serviço Social, professora Yoshiko Sassaki, a nova estrutura proporciona mais conforto e praticidade. “Os estudantes têm uma sala de estudos exclusiva, as salas de aula são mais amplas e mais próximas das coordenações de curso. Facilitou bastante”, enfatizou a professora.

Estudante do terceiro período do curso de Comunicação Social, Mariana Filizola expressou seu entendimento acerca das novas instalações do curso. “Ficou melhor. Antes os estudantes ficavam todos espalhados por diversos blocos, mas agora estamos mais próximos. E também existe a perspectiva de que com a melhoria do espaço físico haja a melhoria nas condições de ensino também. É o que eu todos queremos”, afirmou Mariana.

O ICHL

O Instituto de Ciências Humanas e Letras abriga, na graduação, os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação Social - Relações Públicas,  Jornalismo, Geografia, História, Letras: Língua e Literatura Espanhola, Letras: Língua e Literatura Francesa, Letras: Língua e Literatura Inglesa, Letras: Língua e Literatura Japonesa, Letras: Língua e Literatura Portuguesa, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Artes Plásticas, Serviço Social e Música. Na pós-graduação, o ICHL é composto pelos seguintes cursos: Antropologia (Mestrado e Doutorado), Comunicação Social (Mestrado), Geografia (Mestrado), História (Mestrado e Doutorado), Serviço Social (Mestrado), Sociedade e Cultural na Amazônia (Mestrado e Doutorado), Sociologia (Mestrado).