Turmas Sateré-Mawé recebem outorga de grau em cerimônia intercultural inédita

Solenidade foi inédita no Brasil por unir conhecimentos e saberes tradicionais e indígenas, ser em Terra Indígena e na língua materna

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) concedeu o grau de licenciados a mais de 30 estudantes indígenas que concluíram o curso de Licenciatura Indígena em Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável. A solenidade de formatura foi realizada na última sexta-feira, 15, na Terra Indígena Andirá-Marau, comunidade Simão, rio Andirá, município de Barreirinha-Am, onde familiares, professores e técnicos envolvidos no processo de formação prestigiaram a colação de grau.

Diferenciais

Durante a solenidade, os formandos vestiram seus trajes típicos, usaram cocar e pintura corporal. Na ornamentação, foram aplicados paneiros, tramas de palha e colares de miçanga, entre outros adereços. Também foi entoado o canto do ritual da tucandeira, na língua Saterê-Mawé no lugar do hino nacional.

A solenidade de outorga de grau foi conduzida pelo representante do reitor e diretor do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), professor Raimundo Nonato Pereira da Silva e pelo patrono da Turma Tu'isa Donato Lopes da Paz, o qual outorgou grau com a espada do poder, símbolo do saber do Paini. A mesa de honra também foi composta por lideranças indígenas tradicionais e representantes de organizações indígenas Sateré-Mawé; pela coordenadora da turma Wara do curso da Licenciatura, professora Ivani Ferreira de Faria e pelo diretor do Campus Universitário “Dorval Varela Moura”, Unidade Acadêmica da Ufam no Baixo Amazonas, em Parintins, professor José Luiz Pereira.

O juramento ficou a cargo da formanda Cris de Souza que o fez tanto em língua materna do povo Satere-Mawe quanto na língua portuguesa. O orador da turma foi o já licenciado Bernardo Alves, Tu"Isa da comunidade Terra Nova, localizada no rio Marau, que felicitou os novos profissionais e destacou a valorização da cultura indígena ao longo do evento também na língua materna.

Turma de licenciados

31. Thomaz Amâncio de Oliveira;

32. Valmira de Oliveira da Paz;

33. Zacarias de Souza Ferreira;

34. Zeurenilson da Silva Menezes.

Fotos: professor Carlos Monteiro.