Fórum Permanente de Energia debate setor energético estadual aliado ao desenvolvimento socioeconômico sob a perspectiva da sustentabilidade
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio de seu Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM), lança o Fórum Permanente de Energia – FPE/UFAM. O lançamento ocorre no próximo dia 14 de março às 9h, no Auditório Rio Jutaí da Faculdade de Tecnologia (FT), setor Norte do Campus Sede, e será aberto ao público.
De acordo com o Diretor do CDEAM, que presidirá o FPE/Ufam, professor Rubem Cesar, o fórum se constitui num ambiente para reflexão acerca da problemática energética estadual e, principalmente, para gestar parcerias e políticas capazes de promover o desenvolvimento do setor energético estadual associado ao desenvolvimento socioeconômico sob a perspectiva da sustentabilidade.
O Amazonas por um lado possui uma grande diversidade de recursos energéticos e por outro, enormes desafios para que tais recursos sejam explorados adequadamente impulsionando o desenvolvimento local de forma sustentável, portanto, somente via ações integradas e articuladas de diversos agentes tais problemas serão superados e os resultados almejados pela sociedade serão alcançados, afirma o diretor do CDEAM, prof. Dr. Rubem Cesar.
FPE/Ufam
Para compor o FPE/Ufam, foram convidados o Governo do Estado do Amazonas, a Prefeitura Municipal de Manaus, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), SUFRAMA, Amazonas Distribuidora de Energia, Eletrobras Amazonas GT, Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Sebrae/AM, Associação Amazonense de Municípios – AAM, Comando Militar da Amazônia – CMA, Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Banco da Amazônia (Basa), Banco do Brasil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Senai/AM, Petrobras, Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia – Sudam, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Mamirauá e entidades do terceiro setor como o Instituto Energia e Desenvolvimento Sustentável (Inedes) e o Greenpeace.
Sobre o CDEAM
Desenvolve consultoria e auditoria energética em pesquisas de fontes de energia alternativa e elabora planejamento energético para sistemas isolados, além de verificar a eficiência energética de cada sistema dentro dos grupos de pesquisa.