Ufam comemora Jubileu de ouro do curso de Educação Física
Durante a solenidade foram homenageados 38 servidores da FEFF, em reconhecimento às relevantes contribuições para a o curso de Educação Física da Ufam
Na manhã desta quarta-feira, 27, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) comemorou o Jubileu de ouro do curso de Educação Física. Os 50 anos foram comemorados durante a abertura da Semana Pedagógica do curso. No evento foram homenageados 38 servidores da Faculdade que tiveram significativo papel na história da faculdade.
No início da solenidade, o professor Afonso Celso Brandão Nina resgatou a história do esporte no Amazonas e da criação do curso de Educação Física na Ufam. “Pelos vínculos familiares, sempre fui ligado à Ufam. Meu pai foi um dos fundadores desta Universidade. Nosso curso de Educação Física é fruto da obstinação de todos aqueles que se propuseram a trabalhar o esporte como identidade, ciência e entretenimento. Hoje estamos aqui celebrando essa trajetória vitoriosa e comemorando conquistas que vão desde o sonho do professor Guilherme Nery de criar o curso ao nosso pioneirismo em promover parcerias com universidades internacionais”, afirmou o professor Nina.
Desafio e investimentos
Durante seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, desafiou os integrantes da Feff a transformarem a história do curso em um livro e ressaltou os esforços da Administração Superior para a continuidade dos avanços da unidade acadêmica. “Nos discursos anteriores já fomos brindados com um excelente histórico da Faculdade. Há, inclusive, um livro clássico sobre a história da Educação Física no Amazonas, de autoria do professor Guilherme Nery. Mas eu desejo lançar o desafio de que esses 50 anos do curso de Educação Física sejam contados em um livro a ser editado pela nossa EDUA. Seria uma forma de registrar todo o nosso reconhecimento a quem contribuiu com essa história e, ao mesmo tempo, fazer o indispensável, que é contar essa história. Então, considero o desafio lançado. Também quero compartilhar com os senhores que há alguns dias eu estive em reunião com a Capes e conversei com o presidente sobre o recurso que impetramos em relação ao mestrado em Educação Física, que não havia sido aprovado, mas acreditamos que essa situação pode ser revertida através desse recurso dirigido ao presidente da Capes e a proposta do mestrado será encaminhada novamente para análise de nossos colegas pareceristas. Também fomos buscar recursos para a nova pista de atletismo e para a construção de um Centro de referência para o curso de Fisioterapia”, anunciou o reitor.
PROAMDE e Idoso Feliz
O reitor citou, ainda, os mais famosos programas de extensão da FEFF. “É impossível falar do curso de Educação Física sem citar seus programas de extensão, como o revolucionário Proamde, que tem muito do esforço da professora Káthya Thomé e o Programa Idoso feliz participa sempre, que tem muito da dedicação da professora Rita Puga. São programas que levam longe o nome da nossa Universidade. Estão todos de parabéns!”, cumprimentou o reitor.
O diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), professor João Otacílio Libardoni dos Santos, ressaltou que a solenidade comemorativa dos 50 anos do curso de Educação Física é uma das formas de reconhecer e agradecer a contribuição de todos por terem construído uma trajetória tão bem-sucedida. “Como diretor da FEFF, desejo compartilhar que é um grande desafio planejar um momento como esse. Temos aqui nesse auditório as principais referências que construíram essa história do curso de Educação Física que é referência no Amazonas, na região norte e no país inteiro. Essa homenagem é uma forma de agradecer a todos que fizeram parte desta história. Algumas pessoas não puderam estar aqui neste momento, mas eu estou aqui para agradecer esse trabalho empenhado por todos vocês ao longo desses 50 anos, pela diferença que fizeram, pelo cumprimento da missão de vocês e desejo que a Feff continue caminhando sempre muito bem. Ao longo do ano, pretendemos realizar várias comemorações, pois considero importante comemorar, valorizar e agradecer”, discursou o diretor.
Gratidão
Recém-aposentado, o técnico-administrativo Walfredo Sebastião Moura discursou sobre sua trajetória como secretário da FEFF. “Foram 42 anos e dois meses de trajetória nessa Universidade, dando conta das questões administrativas. Foi esta casa que me deu condições de educar meus dois filhos; foi aqui que pude fazer minha graduação e minha pós-graduação. Foi secretariando a FEFF que adquiri meus bens materiais e imateriais, os quais proporcionam qualidade de vida quando sabemos compartilhar com os menos favorecidos que estão em nosso entorno. Enfim, a palavra que melhor resume minha trajetória é gratidão por tudo o que vivi e aprendi aqui na Ufam, especialmente, na FEFF”.
Mesa de honra
Além do reitor, professor Sylvio Puga e do diretor da FEFF, professor João Libardoni, compuseram a mesa de honra a coordenadora da Licenciatura em Educação Física noturno, professora Inês Amanda Streit; a Técnica da Gerência de Ensino da Escola de Saúde, Thalita Renata Neves que, na ocasião, representou o Secretário de Saúde de Manaus, Marcelo Magaldi Alves; o secretário em exercício da Secretaria de Estado de Juventude e Lazer – Sejel, Adérito Penafort Júnior, representando, na ocasião, o governador do Estado; o secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer – Semjel, João Carlos dos Santos, na ocasião, representando o prefeito de Manaus e o representante do Conselho Regional de Educação Física, professor João Monteiro de Souza Júnior.
Homenagem
Após os pronunciamentos, as autoridades universitárias realizaram o descerramento da placa de homenagem aos servidores que fizeram parte da história de 50 anos de criação do curso de Educação Física. A solenidade alusiva ao Jubileu de Ouro do curso de Educação Física foi realizada no Auditório Guilherme Nery da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).