Dinter em Enfermagem teve aula inaugural nesta semana

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (Proesa/EEUSP), realizou, na última segunda-feira, dia 25, no miniauditório da Escola de Enfermagem de Manaus, a solenidade de instalação do Doutorado Interinstitucional em Enfermagem (Dinter-Ufam/Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari-ISB e USP).

O vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Selma Baçal, o diretor do Departamento de Programas Institucionais da Propesp, professor Jamal Chaar, a representante discente da turma do Dinter, Grace Anne Andrade, o coordenador local do Dinter, professor Abel Santiago Muri Gama, e a representante da coordenadora do Proesa, professora Silvia Regina Secoli, compuseram a mesa de abertura da solenidade.

A aula inaugural da instalação do Dinter foi proferida pela professora Silvia Regina Secoli que tem uma vasta formação acadêmica na área de Enfermagem atuando na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). A professora Silvia Regina Secoli também ministrou a primeira disciplina do doutorado.

Ao todo são 16 doutorandos, dentre os quais dez são servidores do ISB/Coari (oito docentes e dois técnico-administrativos), e seis servidores da Escola de Enfermagem de Manaus.

“Essa parceria com a Proesa da Universidade de São Paulo, que estamos fazendo para a segunda turma do Dinter de Enfermagem na Saúde do Adulto, é muito importante para nossa Instituição porque foram aprovados no processo seletivo, 16 candidatos entre docentes e técnico-administrativos. A turma ocorrerá com base em Coari, no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) com o objetivo de formar docentes e técnicos para fortalecer o nosso campus que trata, principalmente, da área de saúde, sobretudo com a chegada do curso de Medicina no Instituto de Coari. É o primeiro Dinter, que após o processo seletivo, estamos reinaugurando na Ufam”, destacou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, Selma Baçal.

O vice-reitor da Ufam, Jacob Moysés Cohen, destacou a importância da formação de docentes e técnicos para consolidação da Instituição. “O papel de uma Instituição que promove a formação em nível de graduação e de pós-graduação é criar oportunidades aos seus membros a se capacitarem. A consolidação da Ufam está intimamente relacionada à capacitação do seu quadro funcional, como também na produção da pesquisa”, destacou o vice-reitor da Ufam, Jacob Cohen.

“A titulação é em Ciências, por isto temos alunos de Fisioterapia, Biotecnologia e Enfermagem. O Dinter é positivo para o nosso Instituto, considerando que o número de doutores é baixo, porque vai possibilitar pleitear um futuro programa de pós-graduação em nível de mestrado, além de alavancar pesquisa. Isso vai melhorar a qualidade da graduação e, consequentemente, da pós e estreitar mais parcerias com grandes universidades. Dos dez doutorandos do ISB, temos três da Enfermagem, dois da Fisioterapia, um da Medicina e outros três colegas da Biotecnologia, dentre eles dois são técnicos. Foi grande o esforço da pró-reitora Selma Baçal e do reitor Sylvio Puga para trazer esse Dinter ao ISB”, destacou o coordenador local do Dinter, Abel Gama.