Novo prédio do ICHL será inaugurado nesta quinta-feira (27) na Ufam

Bloco Mário Ypiranga MonteiroBloco Mário Ypiranga MonteiroNesta quinta-feira (27) ocorre a      solenidade de         inauguração do novo prédio do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).  O bloco foi projetado para atender a diferentes demandas acadêmicas e possui laboratórios, salas de aula, salas para estudos em grupo, auditório e salas de coordenação de cursos de       graduação e de cursos de pós-graduação .

O curso de Comunicação Social é um dos contemplados com a nova estrutura. O coordenador do curso de Jornalismo, professor João Bosco Ferreira, considera as novas instalações como uma grande conquista institucional. "A ampliação física é sempre bem-vinda  e vem atender parte das demandas da comunidade universitária. O número de estudantes tem crescido muito e esse investimento em ampliação do espaço físico era urgente", disse ele.

Para o diretor do ICHL, professor Nelson Noronha,        essa inauguração representa o compromisso da Universidade em oferecer melhores  condições deDiretor do ICHL, professor Nelson NoronhaDiretor do ICHL, professor Nelson Noronha trabalho e de estudo para alunos, professores e servidores da área de Ciências Humanas, uma área que tem contribuído muito para a expansão das universidades públicas federais, desde a instituição do REUNI – Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. “Esse prédio é uma resposta a grandes demandas da Universidade. Onúmero de professores e    alunos tem crescido; nossos grupos de pesquisa são muito atuantes e recebem financiamentos, os quais ajudam na aquisição de equipamentos para pesquisas de campo e para a realização de eventos. Diante disso, é necessário disponibilizar mais espaço para a organização de suas atividades, assim também como aos Centros Acadêmicos. Temos consciência de que ainda há muito ainda a ser feito, mas quando divulgamos nossos investimentos como essa inauguração das novas instalações do ICHL, estamos, na verdade,  prestando contas dos recursos repassados à Universidade e isso ajuda na transparência das informações”, declarou o diretor.

Homenagem a Mário Ypiranga

Mário Ypiranga foi professor do curso de Letras da UfamMário Ypiranga foi professor do curso de Letras da UfamO novo prédio levará o nome do intelectual Mário Ypiranga Monteiro, que foi professor do curso de Letras da Universidade. O Diretor do ICHL afirmou que a homenagem atende ao princípio da Ufam de homenagear pessoas que tenham dado significativa contribuição para o crescimento e a consolidação da Universidade. “Mário Ypiranga  teve uma história muito marcante na sociedade amazonense como intelectual, como professor da Ufam, e participou de um processo de recuperação da cultura popular através de estudos sobre folclore, sobre literatura. Ele pertenceu ao Departamento de Letras do ICHL , sendo autor de diversas obras sobre a Literatura amazonense. Ele, com certeza, integra o memorial dos pesquisadores e professores que contribuíram para que a Ufam fosse erguida e tivesse a envergadura que tem”, declarou o diretor.

A solenidade de inauguração do novo bloco acontece às 17 horas e contará com a apresentação do Coral da Universidade, liderado pelo professor Adelson Santos.

Futuros investimentos no ICHL

O Diretor do ICHL anuncia novos investimentos no Instituto de Ciências Humanas e Letras. “Temos trabalhado para concretizar o prédio Humanitas, que abrigará os cursos de Pós-graduação do ICHL, e a reforma        /construção         do prédio Tarumã, onde ficam os laboratórios de Comunicação”.