FEFF/Ufam comemora 50 anos do curso de Educação Física

As cinco décadas serão comemoradas durante a abertura da Semana Pedagógica do curso, no próximo dia 27 de fevereiro

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Com informações do site da FEFF

De 27 de fevereiro a 1º de março, a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF/UFAM) promove a Semana Pedagógica dos cursos de Educação Física e Fisioterapia.

Na programação do evento, que será realizado a partir das 8h30, no Auditório Paulo Burhein – Setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, estão previstas atividades acadêmicas que marcam a formação continuada e o planejamento para o início do ano letivo. Segundo o diretor da FEFF, professor João Libardoni, esta semana pedagógica será especial, pois a abertura do evento será dedicada à comemoração dos 50 anos da criação do curso de Educação Física. “É com imensa satisfação e sentimento de dever cumprido que a FEFF/UFAM completa 50 anos desde a criação de seu primeiro curso de graduação. O curso de Educação Física está entre os primeiros a serem instalados no atual Campus Universitário e hoje já conta com mais 3 cursos de graduação, além de um curso de pós-graduação”, relembra o diretor.

Ele também ressalta o compromisso da FEFF com a sociedade ao longo desses 50 anos. “Durante estas cinco décadas, a FEFF tem consolidado seus objetivos e vem contribuindo para o desenvolvimento da região, formando profissionais humanamente qualificados. Enquanto unidade acadêmica, a  FEFF tem firmado seu compromisso com a comunidade amazonense no ensino, na pesquisa e na extensão”, completou o diretor.

Origens FEFF

A atual Faculdade de Educação Física e Fisioterapia tem sua origem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Amazonas, criada por decreto federal de 1969 e graduando a primeira turma de 25 professores em 1972. A Resolução 04/69-A do Conselho Universitário da UFAM criou em 24 de fevereiro de 1969 o Curso de Educação Física e Técnica Desportiva. Em 1974 passou a se denominar Departamento de Educação Física, integrando o Instituto de Ciências Biológicas. Originalmente, seu projeto de criação estabelecia a formação de Licenciados em Educação Física e a possibilidade de complementação de estudos em Técnica Desportiva.  As mudanças contextuais do campo da Educação Física bem como a crescente qualificação de seu corpo docente possibilitou a reorganização administrativa em bases mais autônomas sendo criada em 1993 a Faculdade de Educação Física e em 2007 a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia.

Para mais informações, acesse o histórico da FEFF