Reitor da Ufam é recebido pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, em Brasília
Por André Aureliano
Da equipe da representação da Ufam, em Brasília
O vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, recebeu o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, em seu gabinete, em Brasília-DF, na tarde desta quarta-feira,13. O reitor estava acompanhado do assessor especial da reitoria, professor Edmilson Bruno. Na oportunidade, apresentou ao vice-presidente os trabalhos, projetos e iniciativas capitaneadas pela Universidade em diversas frentes, no ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento, sobretudo com foco nas especificidades e potenciais amazônicos.
Entre as pautas discutidas com o vice-presidente do País, Hamilton Mourão, o reitor Sylvio Puga destaca o empenho da Ufam para fomentar o desenvolvimento do Estado do Amazonas e da região onde a Instituição se encontra incrustada, citando, como exemplo, as parcerias com diversas instituições públicas e privadas e a criação da Aliança para a Bioeconomia da Amazônia (ABio), que irá gerenciar o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).
Para Sylvio Puga, a Universidade “cumpre o seu papel quando mostra à sociedade e às autoridades as ações que ela desenvolve no Estado”. De acordo com o reitor, “o encontro foi muito positivo e um importante passo institucional para a Ufam”. O assessor especial da reitoria, professor Edmilson Bruno, destacou que o vice-presidente da República “foi bastante receptivo às necessidades e aspirações da Universidade para o desenvolvimento da Amazônia”.
O vice-presidente recebeu ainda convite do reitor Sylvio Puga para participar, em abril de 2019, da abertura do Projeto Amazônico de Atendimento Oftalmológico, na Calha do Rio Madeira. A ação existe há mais de 20 anos.
Em tempo - O vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, lembrou a relação histórica que sua família possui com a Universidade Federal do Amazonas, já que seu tio, Octávio Hamilton Botelho Mourão, foi reitor da instituição entre os anos de 1977 e 1984.