Ufam é classificada para a segunda etapa do Hult Prize
Três equipes representam a Ufam, uma das 6 universidades brasileiras selecionadas para a competição que é considerada o Prêmio Nobel dos Estudantes
Depois da concorrência acirrada na primeira fase do Hult Prize, que contou com mais de 1000 universidades participantes, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) dá mais um passo na competição Hult Prize e é uma das seis universidades brasileiras selecionadas para a segunda fase do Hult Prize, o maior prêmio de empreendedorismo estudantil do mundo, organizado em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).
Três equipes representam a Ufam na competição nesta etapa que ocorre em várias cidades do mundo inteiro: a equipe Orbe, que foi classificada para Londres/Grã-Bretanha e é composta pelos alunos Douglas Ferreira, Juliana Tizatto, Thainá Bentes e Yanka Sombra, os quais competem com a proposta de atuar na geração de experiência para os jovens e, dessa forma, possibilitar que sejam empregados com agilidade; a equipe Neptur, classificada para Oslo/Noruega, composta pelos alunos Mariel Justa, Maria Clara Chíxaro e Matheus Pantoja, os quais propõem um modelo de negócio voltado ao turismo amazônico e a equipe Meira, classificada para Madrid/Espanha e é composta pelos alunos Bruna Lins, Gabriel Saraiva, Lívia Ibernon e Paulo Simonetti, os quais têm a proposta de criar uma rede social que promova a interação entre jovens que buscam emprego e empregadores.
A competidora Thainá Bentes, 21, do 7º período do curso de Medicina, fundadora da empresa Júnior Mediare, a primeira da Região Norte do país na área de Medicina, conta que ficou sabendo da premiação Hult Prize durante o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ). “Durante o ENEJ eu conheci um amigo que também estava fundando uma empresa júnior em Juiz de Fora (MG) e ele comentou comigo sobre o prêmio. Então, eu me inscrevi e fui selecionada para ser a representante do prêmio junto à Ufam. O mais motivador nessa premiação é que, além de ser a maior premiação estudantil do mundo, congregando mais de 100 países e mais de 1000 universidades, todo ano é proposta uma temática a ser solucionada e nesse ano a temática é o desemprego juvenil. Uma premiação dessas nos faz pensar insistentemente em soluções. Ficamos felizes por estar entre as universidades brasileiras com o maior número de equipes na competição, juntamente com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)”, declara a aluna.
A competidora ressalta ainda que, para arcar com os custos de participar da competição internacional, os selecionados arrecadam recursos virtualmente. A Administração Superior da Ufam assumiu as despesas com passagens aéreas. “Estipulamos uma meta de 113 mil reais, mas até agora arrecadamos um pouco mais que 2 mil reais. Quem quiser ajudar é só fazer sua doação através do endereço eletrônico https://www.catarse.me/hultprize_ufam?ref=project_link . Toda ajuda é bem-vinda”, afirmou a estudante.
Sobre o Hult Prize
O Hult Prize é o maior prêmio de empreendedorismo estudantil do mundo, organizado em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). O prêmio foi criado por Ahmad Ashkar, ex-aluno da Hult International Business School, apoiadora da Hult Prize Foundation, instituição criadora e organizadora do prêmio, com sedes em Nova Iorque, Cidade do México e Beirute.
A premiação completa 10 anos em 2019. Com 9 Startups vencedoras do prêmio de 1 milhão de dólares, prêmio final para o melhor projeto de Startup do mundo, o Hult Prize se consolida como o Prêmio Nobel dos Estudantes, título que é reconhecido por algumas das mais importantes revistas e jornais do mundo.
O prêmio é apoiado pela Clinton Global Iniciative, através de seu fundador, o 42º presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e por Muhammad Yunus, pai do empreendedorismo social e Prêmio Nobel da Paz de 2006, seleciona a melhor Startup, fundada por 3 a 4 alunos de graduação ou pós-graduação, que resolva o tema do ano, baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mais informações sobre o prêmio podem ser acessadas no endereço eletrônico http://www.hultprize.org/