Comitiva da Universidade do Porto encerra agenda institucional no Amazonas, visitando HUGV/Ebserh
Nesta terça-feira, 22, o reitor da Universidade do Porto, professor Antônio Sousa Pereira, e a pró-reitora da universidade portuguesa, professora Joana Carvalho, encerraram agenda institucional no Amazonas visitando a estrutura do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ebserh).
Acompanhados do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, do vice-reitor, professor Jacob Cohen, do pró-reitor de Inovação Tecnológica, Waltair Machado e da equipe administrativa do HU, o grupo avaliou experiências locais e europeias no âmbito da administração hospitalar universitária.
O reitor da Universidade do Porto, professor Antônio Pereira, considerou a importância da parceria entre as duas Instituições e da contribuição que a U. Porto pode oferecer à Ufam. Ele acredita que existem vantagens para ambas.
“De nossa parte, estamos empenhados em possibilitar aos nossos estudantes o contato com uma realidade diferente da que eles estão habituados a ver, com patologias as quais não têm oportunidade de estudar. O nosso objetivo é formar médicos capazes de atuar em qualquer lugar do mundo, então ter conhecimento das patologias típicas dos ambientes tropicais é extremamente importante”, disse Antônio Pereira. Ele completou e disse que para a Ufam, o benefício está em ampliar a gama de instituições com as quais se pode instituir ou estender parcerias e cooperações.
Na visita ao HUGV, o reitor da U. Porto ficou surpreso com a qualidade das instalações e do quadro médico. "A impressão que tive foi das melhores e para nós, acredito que é uma grande oportunidade na qual os nossos alunos podem se qualificar", vislumbrou.
Para o reitor da Ufam, o intercâmbio entre as duas universidades na área da saúde está sendo edificada. “O primeiro passo já foi dado, agora é o momento de avançarmos sobre os trâmites burocráticos necessários", disse o reitor.
Sobre a U.Porto - Fundada no ano de 1911, seu campus abarca três polos, nos quais estão estruturadas 14 faculdades. A comunidade acadêmica soma, atualmente, pouco mais de 29 mil estudantes matriculados e aproximadamente 2.300 docentes e pesquisadores.
Leia também: Visita à Universidade do Porto sela renovação de cooperação técnico-científica e cultural