Ufam apresenta demandas aos novos gestores da Fapeam

Gestores discutem ações para fortalecer parceria.Gestores discutem ações para fortalecer parceria.
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 23, na sede da agência de fomento, gestores da Universidade apresentaram as principais demandas da Instituição à nova gestão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Primeiro encontro oficial entre representantes da Universidade e da recém-empossada equipe da Fapeam, presidida pela professora Márcia Perales, a reunião permitiu a ambas as instituições expor suas expectativas de trabalho em 2019 no que concerne à pesquisa no Amazonas. À frente da equipe da Ufam estavam o reitor Sylvio Puga e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal, os quais trataram de temas como ampliação de bolsas para o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), recursos para o Programa de Bolsas de Pós-graduação (Posgrad) e apoio para os doutorados interinstitucionais e para as publicações científicas.

“O nosso objetivo é intensificar a parceria, colaborar. Viemos reafirmar o nosso interesse em trabalhar em conjunto em prol da ciência e da tecnologia do Amazonas. A Fapeam tem sido uma importante aliada nas ações da Universidade e queremos prosseguir nessa direção, afinal, o papel de ambas as instituições é indiscutível para o desenvolvimento do Estado e da região”, expôs o reitor.

Com menos de 30 dias no cargo, a presidente da Fapeam e ex-reitora da Ufam, Márcia Perales, informou que irá atuar dialogando com todas as instituições ligadas à área para consolidar parcerias e aprimorar processos. Quanto aos assuntos abordados pela Ufam, a gestora explicou que muitos deles já estão sendo encaminhados, mas que é necessário aguardar em função do orçamento a ser liberado para repasse às instituições.

Apoio para doutorados interinstitucionais está entre as demandas da Ufam.Apoio para doutorados interinstitucionais está entre as demandas da Ufam.

“Não vamos interromper processos, mas precisamos ainda de uma leitura um pouco mais aprofundada para que, além de fazer isso, também possamos propor novas ações. Então, precisamos de um tempo, mas eu acredito que as demandas que foram colocadas serão trabalhadas, analisadas para que possamos atender a todas as instituições da melhor forma possível”, ressaltou a presidente. “Temos o apoio do governador do Estado para a área de ciência e tecnologia e isso é muito importante. Ele tem o olhar sensível e entende a importância da área para o desenvolvimento da região”, declarou ela.

Ao final do encontro, os gestores decidiram por realizar nova reunião, desta vez com as equipes técnicas de cada instituição, para tratarem de questões específicas quanto aos processos que envolvem Ufam e Fapeam.

Participaram da reunião, além dos gestores já mencionados, as diretoras Técnico-Científica e Administrativo-Financeira da Fapeam, respectivamente, Marne Vasconcelos e Márcia Irene Andrade e as diretoras do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Pós-graduação e do Departamento de Pesquisa da Propesp, professoras Adriana Malheiros e Ayrles Mendonça.