HUGV/Ebserh recebe visita de gestor da Secretaria Estadual de Saúde e ampliação de parceria é discutida

Entes federal e estadual em visita às dependências do Hospital Universitário (Fotos: Alberto Fermin HUGV/Ebserh)Entes federal e estadual em visita às dependências do Hospital Universitário (Fotos: Alberto Fermin HUGV/Ebserh)

Convidado pela superintendência do Hospital Universitário Getúlio Vargas e pela Administração Superior da Ufam, o vice-governador do Amazonas e secretário estadual de Saúde (Susam), Carlos Almeida, esteve nesta segunda-feira (21), visitando a estrutura do HU como forma de iniciar as tratativas para estabelecer novas parcerias.

Com 157 leitos ativos e previsão de aumento desse número para 301 vagas, o superintendente do HU, Júlio Mário de Melo e Silva, afirmou que a parceria com o governo já existe e pode ser ratificada com a inauguração da segunda torre do Hospital Universitário no mês de setembro.

"Nós o procuramos (secretário), porque queremos essa parceria, que é extremamente importante. Nós vamos disponibilizar o Hospital no que a gente puder, não só para o governo, mas para o nosso povo. Com a oferta de novas vagas, outros serviços serão colocados à disposição da população e até o atendimento pode ser estendido para turno noturno", ressaltou.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, rememorou a visita ao Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), com quem a Susam compartilha a gestão, no início do mês, e ressaltou os esforços que vêm sendo feitos de ambos os lados para melhorar o atendimento naquela unidade. "O governador Wilson Lima e o vice e secretário de Saúde testemunharam o esforço da nossa equipe da Ufam para que aquele hospital continue sendo uma unidade de referência no nosso Estado", relatou.

Segundo o vice-governador e secretário de Saúde, a aproximação entre os entes federais e o estadual vem acontecendo desde a semana passada. “Tivemos uma reunião com representantes do HUGV e da própria Universidade. Temos uma demanda muito grande e reprimida para diversos procedimentos cirúrgicos e há um interesse de parceria recíproca no sentido de se desafogar essa demanda, como é o exemplo da ortopedia", explicou.

Gestores da Ufam, governo do Amazonas e HUGV/Ebserh durante coletiva à imprensaGestores da Ufam, governo do Amazonas e HUGV/Ebserh durante coletiva à imprensa

Almeida disse que foi conhecer as instalações e ver disposição, tanto da universidade quanto do hospital, a respeito da disponibilidade de espaço e de leitos para o Estado. Ele também esclareceu que está sendo feito um levantamento sobre o número de pacientes que aguardam os procedimentos de ortopedia e outras especialidades na Central de Regulação.

Sobre o Hospital Universitário Getúlio Vargas - O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) é um hospital-escola da Ufam, administrado em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que há mais de cinco décadas se sobressai como referência  tanto no atendimento de média e alta complexidade em toda a Amazônia Ocidental quanto na formação de profissionais de saúde de graduação e pós-graduação e desenvolvimento de pesquisas científicas.

O  HUGV é um hospital com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) e totalmente referenciado, ou seja, a marcação de procedimentos, consultas e exames é feita exclusivamente via Sisreg (Sistema criado pelo Ministério da Saúde que gere o complexo regulatório), sendo os agendamentos definidos de acordo com diretrizes como urgência e número de vagas na rede. Assim, o HUGV somente recebe pacientes encaminhados de unidades de saúde de toda a rede via Sisreg, não sendo necessário ou possível que pacientes que venham diretamente ao HU, cabendo sua inserção no sistema à unidade de saúde onde foi realizado o atendimento inicial.

Texto: Ascom Ufam e Assessoria de Comunicação da Susam