Editora da UFAM lança 81 obras

Do Ambiente Amazônico ao Cooperativismo, da Antropologia às Políticas Públicas. A Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua) promoveu, na noite da última sexta-feira, dia 21 de junho, o lançamento de 81 títulos, entre livros, revistas, cartilhas e coletâneas.

À mesa de abertura do evento, a reitora da Universidade, professora Marcia Perales, o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, a responsável pela Edua, professora Iraildes Caldas Torres, o Conselho Municipal de Política Cultural (Concultura), Celdo Braga e a representante da Fundação de Amparo à Pesquisa, diretora técnico-científica, Andrea Waikman.

Segundo a reitora, é recorrente o desejo de quem produz conhecimento de publicar uma obra. “Nós sabemos e temos nos esforçado para atender a essa demanda. Com o apoio da Fapeam, por meio de programas como o Biblos, temos aumentado os resultados”, comentou.

De acordo com a diretora técnico-cientifica da Fapeam, o programa Biblos, pelo qual foi publicada uma série de títulos, volta-se a pesquisadores, estudantes de mestrado e doutorado. “O trabalho é árduo, de revisão, de correção do conteúdo, porém, é uma função de extrema importância para o conhecimento”, afirmou.

Neste edital, a Ufam, em parceria com a Fapeam, disponibilizou R$ 450 mil, cerca de R$ 15 mil para cada pesquisador produzir a sua obra. Os livros podem ter tiragem entre 500 e 1000 reproduções.

Entre as obras foram lançadas “Encontro de Antropologia Homenagem a Eduardo Galvão”, organizado por Antônio Maria de Souza Santos e outros; “Álvaro Páscoa: O golpe fundo”, de Luciane Viana Barros Páscoa e “Espelhos Partidos”, de Patrícia Sampaio.

Autor de “Cidadania e políticas públicas na perspectiva da sustentabilidade: um estudo sobre o Médio e Alto Rio Negro - São Gabriel da Cachoeira”, Elias Brasilino destaca que esta é a primeira obra da carreira do pesquisador. “Recebi recentemente o título de mestre e esta obra é o resultado da minha pesquisa de 2 anos e meio. Certamente ela servirá a todos que se interessam em saber sobre o movimento Indígena protagonizado no Médio e Alto rio Negro. A  Edua é o que liga o árduo trabalho de pesquisador ao público”.

Sobre a Edua

Ao longo de 22 anos de existência, a Edua possui mais de 600 títulos editados. Para a Diretora da Edua, professora Iraildes Caldas Torres, isso demonstra o esforço e compromisso da UFAM com a comunidade cientifica, voltados para a implementação de uma política editorial que objetiva firmar a Editora como instituição de vanguarda no cenário regional e nacional. Este intento é concretizado amplamente com mais este grande lançamento. Hoje, a Edua é referência no país. Seus títulos comprovam a excelência da produção acadêmica, difundindo e socializando o saber e o conhecimento gerado através do investimento público.