Ufam e TJ-AM realizam formação sobre Assédio Moral no Trabalho. Inscrições abertas

Nesta etapa, os participantes terão acesso a informações para identificar a conduta de assédio moral
 
Texto: Núcleo de Divulgação da Esmam
Edição: Equipe Ascom Ufam

O segundo módulo do curso “Assédio Moral no Trabalho: causas, manifestações, consequências e formas de abordagem psicossocial, administrativa e jurídica” ocorre entre 28 de janeiro a 1º de fevereiro. A formação é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Comissão Executiva do Acordo de Cooperação Técnica para a Criação de Mecanismos de Atenção, Prevenção e Combate ao Assédio Moral (Cecam), e a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam).

As inscrições são gratuitas e já estão abertas no Ambiente Virtual da Escola. As aulas ocorrerão no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo ao edifício-sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), localizado na Avenida André Araújo, Aleixo, das 15h às 19h.

Para este módulo, os palestrantes convidados são considerados as maiores referências nacionais na pesquisa desse tema: os professores Margarida Barreto e José Roberto Heloani, ambos são doutrinadores do Judiciário nas questões relacionadas ao assédio que, apesar de não ser uma prática nova, o assunto vem sendo cada vez mais discutido no País e as condutas classificadas como assédio moral passaram a resultar em processos judiciais.

“Esse módulo é de extrema importância, principalmente porque o que pode ser assédio moral para mim, pode não ser para outra pessoa. O que um sente como dor, o outro pode interpretar como uma situação corriqueira. O sentir e o identificar o assédio moral é uma das fases mais difíceis justamente por isso. Então, a capacidade de se colocar no lugar de alguém que está sendo assediado é um ato que requer muita atenção e cuidado, tanto do operador do Direito, do médico que atende o paciente, do juiz que vai julgar o processo, quanto dos demais profissionais envolvidos”, explicou a professora Maria Izabel Ovellar Heckmann, que faz parte do Cecam e coordena esse evento. “Identificar o assédio moral é um grande desafio”, afirma.

Inscrições

Após acessar o ícone (Ambiente Virtual), basta clicar no banner do curso e fazer a sua inscrição. Só podem participar pessoas com curso superior (qualquer área), mesmo não tendo feito o primeiro módulo, promovido em novembro do ano passado e que tratou das questões de saúde decorrentes do assédio moral, incluindo como acontece, causa do adoecimento, as principais CIDs (Classificação Internacional de Doenças), a relação trabalho-adoecimento, dentre outros temas. Esse módulo foi ministrado por professores da Universidade Federal do Amazonas, do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho (LAPSIC), do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) e peritos do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região.

Mais informações

Esmam - telefone (92) 2129-6820 ou email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., das 8h às 14h, de segunda a sexta.

 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable