Inscrições prorrogadas até 23 de janeiro para solicitar benefícios

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

A Ufam, por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), divulga a abertura de inscrições, até 23 de janeiro, para concorrer aos auxílios estudantis oferecidos pela Universidade.  Os editais publicados são para Auxílio Creche, Auxílio Material Didático de Alto Custo (Matdac) e Participação em Eventos Científicos, Tecnológicos, Esportivos e Culturais (Pectec).

Os benefícios são voltados para estudantes matriculados em curso de graduação presencial da Ufam, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com o regulamentado pelo Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010 que trata do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), prioritariamente oriundos de escola pública.

Para concorrer, os estudantes devem atender aos requisitos de cada edital e, no período de inscrição, seguir as etapas abaixo:

• Preencher a ficha de avaliação socioeconômica disponível no Portal do Aluno (Ecampus), na aba Serviços, no botão Assistência Estudantil;
  • Realizar upload da documentação pessoal e comprobatória de renda do candidato e dos membros da família, com os quais mantenha vínculos familiares e financeiros, conforme a relação de documentos especificados no Anexo.

Auxílio Creche – Edital 001/2019 DAEST/PROGESP

Entre os requisitos gerais para participar do processo de seleção estão: estar regulamente matriculado (a) em todas as disciplinas do período letivo, salvo casos devidamente comprovados a serem avaliados; comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica familiar (renda per capita de até 1,5 salário mínimo nacional vigente) por meio de documentação própria exigida no Anexo 01 deste Edital; e não ter concluído nenhum outro curso superior.

É possível optar por concorrer na modalidade ampla concorrência, para a qual são destinadas 19 vagas, e na modalidade pessoa com deficiência (PCD), com uma vaga. Os estudantes contemplados podem receber o auxílio creche parcial, até R$ 400,00, e auxílio creche integral, até R$ 600,00 mensais, para custear despesas com mensalidades de instituições educacionais para crianças menores de seis anos.

Auxílio Matdac - Edital 002/2019 DAEST/PROGESP

Fornece auxílio financeiro destinado à compra de materiais de alto custo de uso individual que sejam obrigatórios e previstos nas disciplinas curriculares, de modo a proporcionar a realização das atividades práticas indispensáveis para o aproveitamento na etapa curricular dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Enfermagem, Música e Odontologia.

Para participar, os estudantes dos cursos mencionados devem estar matriculados em períodos com disciplinas com desenvolvimento de atividades práticas; comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica familiar por meio de documentação própria exigida no edital e não ter concluído nenhum outro curso superior, entre outros requisitos.

São dispostas 25 vagas para a modalidade ampla concorrência e uma para PCD. O auxílio pode chegar ao valor máximo de R$ 3.000,00.

Auxílio Pectec - Edital 003/2019 DAEST/PROGESP

Podem pleitear o benefício, estudantes que queiram participar de eventos nas modalidades:

• Eventos acadêmicos, científicos, tecnológicos e culturais em razão de apresentação de trabalhos em âmbito local, regional e nacional: o auxílio consistirá de passagem aérea, fluvial ou terrestre e ajuda de custo de acordo com a duração do evento.
  • Eventos desportivos e/ou esportivos internos e externos para fins de competição (representando oficialmente a Ufam) em âmbito local, regional e nacional, mediados ou não pela Divisão de Esporte, Lazer e Cultura – DELC/DAEST: o auxílio consistirá de passagem aérea, fluvial ou terrestre e ajuda de custo de acordo com a duração do evento ou para pagamento de inscrição e/ou aquisição de equipamentos e/ou vestuário a serem utilizados no evento.
  • Eventos culturais em âmbito local, regional e nacional (representando oficialmente a Ufam) mediados ou não pela Divisão de Esporte, Lazer e Cultura – DELC/DAEST: o auxílio consistirá de passagem aérea ou fluvial ou terrestre e ajuda de custo de acordo com a duração do evento ou para pagamento de inscrição e/ou aquisição de equipamentos e/ou vestuário a serem utilizados no evento) de acordo com a duração do evento.

De acordo com o edital, somente serão aceitas inscrições cujos eventos estejam programados para ocorrer no período de 22 de abril a 30 de junho de 2019.

Estão disponíveis 28 vagas na modalidade ampla concorrência e duas para PCDs. O valor pode chegar a R$ 3.000,00, quantia que engloba os gastos totais de viagem, incluindo passagens e ajuda de custo.

Os três editais têm 1º de março como data prevista para a publicação do resultado final da concorrência e dias 12 e 13 de março como prazo para a implementação dos benefícios.