Grade de programação da TV Ufam terá divulgações mensais em 2019

Conteúdo apresenta produções locais e nacionais nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Arte e Entretenimento, Saúde e Bem-estar

Sede da TV está localizada no setor Sul do CampusSede da TV está localizada no setor Sul do CampusIsmael dos Santos
Equipe Ascom

A partir deste mês de janeiro, a TV da Universidade Federal do Amazonas (TV Ufam) divulga no site e nas redes sociais da Instituição sua grade de programação para a comunidade acadêmica. O objetivo é ampliar a audiência do conteúdo, exibido todos os dias no Canal 8 da operadora de TV a cabo NET Digital.

“Muita gente nem sabe que a TV Universitária voltou a funcionar. A divulgação representa um dever de informar aos leitores o que a TV Ufam exibe na NET Digital. Queremos que os interessados saibam o que ver e quando poderão assistir aos programas. Destaque para a faixa de notícias, com o ‘Ufam em Pauta’, que é o boletim informativo sobre importantes acontecimentos no âmbito da Academia”, explica o diretor, professor Guaraciaba Tupinambá.

A programação da TV apresenta conteúdos diversificados, estes vinculados às seguintes áreas: Educação, Ciência e Tecnologia; Cultura, Arte e Entretenimento; Saúde e Bem-estar. A faixa de notícias dá ênfase ao jornalismo cultural e científico. Há também a faixa infantil, dedicada à formação inclusiva. Confira a grade deste mês:

Programação - Tv Ufam - Janeiro 2019

Segunda a sexta

5h - Ciência e Tecnologia (programas e interprogramas sobre educação, ciência e tecnologia);

6h - Cultura (programas e interprogramas sobre cultura, arte e entretenimento);

7h - Notícias (programas jornalísticos do Noticiero Científico y Cultural (NCC) Iberoamericano e ‘Ufam Em Pauta’);

8h - Infantil (séries infantis);

10h - Ciência e Tecnologia (programas e interprogramas sobre educação, ciência e tecnologia);

11h - Memória e Registro (acervo histórico da TV Ufam);

12h30 - Notícias (programas jornalísticos do NCC Iberoamericano e Ufam Em Pauta);

13h30 - Cultura (programas e interprogramas sobre cultura, arte e entretenimento);Entrevista em um dos estúdios da TV UfamEntrevista em um dos estúdios da TV Ufam

16h30 - NCC IBERO (notícias culturais e científicas da Iberoamérica);

17h - Tome Ciência (entrevistas e debates com o jornalista André Motta Lima);

18h - Cultura (programas e interprogramas sobre cultura, arte e entretenimento);

20h30 - Notícias (programas jornalísticos NCC Iberoamericano e ‘Ufam Em Pauta’);

21h30 – ‘Culturando’ (Documentários sobre histórias de coletivos formados por jovens moradores de periferias no Brasil, que superam as dificuldades do dia a dia através de arranjos artísticos e culturais);

22h – ‘Contracapa’ (Ficção. A série acompanha o dia a dia de jornalistas que se veem envolvidos na produção de grandes reportagens investigativas, ao mesmo tempo em que precisam lidar com seus dilemas pessoais e um mercado em crise – tanto financeira quanto de credibilidade);

23h – ‘Cine Narciso Lobo’ (Programa de cinema com exibição de obras integrais);

23h30 – ‘Famílias’ (Documentários sobre a história de grupos compostos por jovens e adolescentes LGBT vindos da periferia que resolveram se unir não pelo laço de sangue, mas pelo afeto e pelo desejo de conquistar o espaço público sem medo, sem se sentirem discriminados);

00h - Programação Variada;

Sábado e Domingo

00h - Programação Variada;

Parcerias

A programação da TV Ufam conta com produções locais e nacionais. São de produção própria o ‘Ufam em Pauta’, boletim informativo; ‘Cine Narciso Lobo’, programa semanal de cinema que exibe obras integrais;  ‘Decifrar-te’, série sobre personalidades relevantes do cenário cultural amazonense; ‘Eu na Ufam’, programa sobre membros da comunidade da Ufam com histórias peculiares. Museu Amazônico da Ufam e produtores audiovisuais independentes também geram conteúdo para o canal universitário.

Já as produções nacionais são frutos das parcerias com a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), com a programação disponibilizada na Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU); Canal Futura; Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav); e Programa ‘Tome Ciência’.

Novidades em 2019

Para este ano a TV Ufam pretende ampliar sua programação com novas produções próprias e de unidades acadêmicas. Parcerias também serão ampliadas com órgãos públicos e produtores independentes. No âmbito nacional a TV contará com o apoio do Itaú Cultural e passará a exibir o consagrado‘Telecurso’ do Canal Futura.

Outro desafio para 2019 é a transmissão simultânea NET e web. “Nosso maior projeto e desafio é a transmissão (nos moldes do Futura Play) simultânea da programação na Net e na web. Isso permitiria que as unidades acadêmicas da Ufam fora da capital possam compartilhar os conteúdos da TV Ufam”, destaca o diretor.