Ufam se prepara para dar início à construção da sede da Faculdade de Psicologia

Dentro de pouco tempo a Faculdade de Psicologia (Fapsi) terá sua sede própria com espaço construído a partir de suas necessidades e dedicado a proporcionar mais conforto para as diversas atividades conduzidas pela unidade acadêmica da Ufam. As obras serão iniciadas nos próximos meses no setor Sul do campus universitário.

Criado em 1996, o curso de psicologia era vinculado à Faculdade de Educação (Faced), dividindo, portanto, a estrutura física da faculdade com os demais cursos ofertados, como o de pedagogia. Em 2009, foi criada a Faculdade de Psicologia, desligando o curso da Faced.

Assim como a construção da sede da Faculdade de Letras, da Biblioteca do setor Sul e do novo bloco da Faculdade de Odontologia, o prédio da Fapsi é uma das obras constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (PDI 2016-2025) a serem realizada até 2021. A estrutura seguirá o padrão dos prédios do setor Sul e será semelhante aos prédios da FCA e ICB, com quatro pisos, 4.850m² de área construída, divididos em 11 compartimentos entre salas de aula, auditorio, consultórios, biblioteca, laboratórios, salas dos professores e outros.

Para a diretora da Fapsi, professora Iolete Ribeiro, a conquista da sede própria da faculdade representa um grande avanço não somente pelo significado em si, mas por todas as ações que serão ampliadas com as novas instalações. “É uma expectativa grande. Na Faced e no setor Sul, ocupamos lugar provisório. Ter um prédio vai qualificar as nossas atividades porque vai facilitar no planejamento das ações e permitir a ampliação, com atividades de extensão e pesquisa, o que para nós era difícil fazer por falta de estrutura. Então, estamos todos na expectativa”, disse a diretora.

De acordo com Prefeitura do Campus Universitário (PCU), neste momento a Universidade aguarda a concessão da licença de supressão vegetal para que seja emitida a ordem de serviço e obra inicie. A Tecnoart é a empresa responsável pela execução do projeto, que tem 18 meses como previsão de término e deve custar R$ 5.744.839,81 aos cofres públicos. A faculdade ficará localizada atrás do prédio da Pós-BioAgro.

Sobre a FAPSI

A Faculdade de Psicologia oferece os cursos de graduação e mestrado em psicologia, atendendo aproximadamente 400 estudantes e 30 servidores, entre docentes e técnico-administrativos em Educação. A Fapsi realiza ações de atendimento psicológico à comunidade em geral e também em parceria com órgãos e entidades com interesses afins.

Localização da sede da Fapsi no setor Sul.Localização da sede da Fapsi no setor Sul.