Ufam assina convênio com a Câmara Municipal de Manaus para capacitação de assessores de comunicação

O convênio de capacitação foi assinado na manhã desta sexta-feira (21) na sede da Câmara Municipal de Manaus. O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Bosco Saraiva, e a reitora da Universidade Federal do Amazonas assinaram o convênio na presença da Diretora da Escola do Legislativo Municipal, Enilde Gusmão; da chefe de gabinete da reitoria da Ufam, professora Cristina Borborema ,  do professor do Departamento de Comunicação da Universidade, Gilson Vieira e do profissional de relações Públicas Danilo Egle.

"Uma das coisas que a Universidade faz melhor é formar pessoas" declara Reitora da Ufam, professora Márcia Perales"Uma das coisas que a Universidade faz melhor é formar pessoas" declara Reitora da Ufam, professora Márcia Perales

A reitora, professora Márcia Perales, destacou que o convênio é uma das demonstrações da contribuição da Universidade para a sociedade. “Uma das coisas que a Universidade faz melhor é formar pessoas e ela tem tido, ao longo desses vários anos, um papel fundamental em relação a isso. A Universidade forma, produz e, de alguma maneira, interfere nas políticas públicas, sem administrá-las, até porque não é papel dela fazer essa administração. Quando fazemos um convênio como esse, para capacitar profissionais, a Universidade sente que cumpre seu dever e sente orgulho por estar sendo procurada para fazer isso. Tenho certeza de que a instituição que vai ser beneficiada faz isso com ampla margem de segurança, porque a Ufam realmente tem profissionais qualificados nessa área” declarou a reitora.

Presidente da Câmara, vereador Bosco Saraiva, anuncia TV Câmara em sinal aberto para o primeiro semestre de 2014Presidente da Câmara, vereador Bosco Saraiva, anuncia TV Câmara em sinal aberto para o primeiro semestre de 2014O presidente da Câmara, vereador João Bosco Saraiva, explicou que essa capacitação permitirá que a sociedade acompanhe de maneira mais efetiva todo o trabalho realizado pela CMM.  “O nosso objetivo é a transparência total dos atos dos vereadores e das ações administrativas da CMM. Para tanto, estamos buscando na melhor academia, na melhor fonte de conhecimento que temos no Norte do país a devida preparação para nossos servidores efetivos e comissionados. Para o segundo semestre de 2013, planejamos transmitir nossa programação na TV a cabo, mas nossa maior expectativa é que estejamos com nossa programação disponível em sinal aberto no primeiro semestre do ano que vem”.

Coordenador do Programa de Mídias Digitais da Ufam, o professor Gilson Monteiro afirma que a capacitação dos servidores da Câmara  é muito mais que um convênio de cooperação entre o Poder Público e a Universidade. “É a primeira capacitação que o Programa de Mídias Digitais da Ufam realiza. Esperamos fazer muitas outras para contribuir com o bom desempenho dos profissionais nas atividades que exercem, pois isso favorece o interesse público. Ao dominarem os conhecimentos mais atuais da área de comunicação, os profissionais capacitados oferecerão  transparência  dos atos públicos da Câmara com excelência e quem ganha é a sociedade".

O profissional de Relações Públicas Danilo Egle explica como o curso será ministrado na prática. “A capacitação está dividida em três módulos. O primeiro é o de Jornalismo; o segundo aborda o Planejamento de Comunicação e o terceiro é o de Produção de conteúdo para Mídias Digitais. Cada módulo vai durar seis dias e, depois disso, vamos passar mais duas semanas prestando consultoria. Ao todo, seis alunos e um professor vão cuidar das equipes de comunicação da Câmara prestando serviços como revisão de textos e apoio na edição de imagens. O resultado do investimento da Câmara, de aproximadamente 60 mil reais, é que a sociedade vai receber informações melhores, mais apuradas e com mais conteúdo. Esses recursos recebidos pela Ufam serão investidos em materiais como notebooks, dispositivos móveis e gravadores para os alunos de Comunicação da Universidade.

O primeiro módulo da capacitação tem início no dia 8 de julho. O prazo de vigência do Convênio será de 60 (sessenta) dias, podendo ser prorrogado por até igual período, mediante aditivo, a ser firmado pelos partícipes.