Em visita à Ufam, Sidney Leite afirma que empenhará mandato federal em prol da educação

Eleito para compor a Câmara dos Deputados, em Brasília, Sidney Leite (PSD) encerra em 2018 o seu mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM). Antes de seguir para a capital federal, onde cumprirá o mandado parlamentar ao lado dos outros sete eleitos pelo Amazonas, o político reuniu-se com o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, na última quarta-feira, 12, para reforçar as propostas e parcerias em prol da educação superior e do desenvolvimento do estado.

Conhecedor das dificuldades que vive o interior do Amazonas, o parlamentar indagou o professor Sylvio Puga a respeito da infraestrutura de comunicação, em especial nos municípios onde a Universidade mantém seus cinco campi. Ao citar a cidade de Coari, onde está instalado há mais de uma década o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), o reitor afirmou que já passa pelo município um cabo de fibra óptica do Programa Amazônia Conectada. “Embora ainda existam alguns entraves de distribuição e cerca intermitência, temos muito orgulho de dizer que, na área do Instituto, o sinal de internet é um dos melhores da cidade”, garantiu.

Ainda com relação ao ISB, o professor Sylvio Puga mencionou a estratégica formação de médicos, primeira ofertada no interior do Amazonas. “Sem dúvida, é um desafio manter o curso de Medicina fora da capital. É uma formação com uma extensa carga teórica e prática, o que nos levou a estabelecer parcerias com a prefeitura para viabilizar a permanência de profissionais, estes atuando na Ufam e também na rede pública de saúde”, destacou o reitor.

Amazônia

O deputado federal eleito também suscitou a problemática em torno da tríplice fronteira. Por sua vez, o reitor lembrou a atuação da Universidade no Alto Solimões, especialmente no Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant. “É importante a nossa atuação em lugares estratégicos, como na proximidade da fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. A presença da Ufam reforça a integração”, destacou o gestor da Universidade."Ufam tem atuação estratégica no interior", diz reitor"Ufam tem atuação estratégica no interior", diz reitor

Ainda segundo ele, outra significativa conquista da Ufam foi a de integrar a equipe de instituições gestoras do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). “Ganhamos o CBA para o Amazonas, e eu acredito que essa notícia já tenha chegado ao senhor. É um desafio e uma honra que a maturidade científica de instituições do Amazonas e do Pará tenha permitido essa vitória”, comemorou o professor Sylvio Puga, ao mencionar que as instituições parceiras somam mais de 250 doutores cadastrados para a futura atuação no CBA.

“Nossos grupos de pesquisa farão suas candidaturas para os projetos e para os laboratórios geridos no Centro. Haverá processos para selecionar as propostas e os colaboradores interessados em desenvolver suas pesquisas naqueles laboratórios. A Ufam, por sua vez, expedirá portarias regulamentando a distribuição de jornada dos seus pesquisadores, tudo de forma controlada e dentro da legalidade”, explicou o reitor da Universidade ao visitante.

“Esperamos que a sua atuação em Brasília seja profícua, e esperamos que as propostas e as lutas na Câmara Federal sempre tenham como principal objetivo melhorar a vida da população amazonense, seja ao priorizar a educação, seja ao atuar em defesa do desenvolvimento regional”, finalizou o professor Sylvio Puga, ao que o parlamentar agradeceu, frisando: “Nosso papel é buscar soluções para nosso estado desde o primeiro momento da transição federal, com uma atenção especial para a educação”.