Administração Superior da Ufam recebe vereadores eleitos para a mesa diretora da CMM

Reitor e sua equipe receberam vereadores eleitos para a Mesa Diretora da CMM e apresentaram expertise da Ufam em temas relevantes para a municipalidadeReitor e sua equipe receberam vereadores eleitos para a Mesa Diretora da CMM e apresentaram expertise da Ufam em temas relevantes para a municipalidadeOs parlamentares que compõem a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), eleita no último dia 3 de dezembro, foram recebidos pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, e sua equipe de pró-reitores e assessores. O encontro ocorreu na tarde da última terça-feira, 11, na sala de reuniões da Reitoria, localizada no setor Norte do Campus Universitário.

O vereador Joelson Silva (PSDB), eleito presidente da casa legislativa municipal com o voto dos 41 parlamentares, fez questão de frisar a importância de parcerias entre a Câmara Municipal e a Ufam. Dentre os temas abordados pelos gestores de ambas as instituições, tiveram destaque temáticas cotidianas da capital amazonense, como infraestrutura, urbanismo, sustentabilidade, economia e saúde.

Acerca do último tema, o vice-reitor, professor Jacob Cohen, explicou sobre o 'Projeto Amazônico de Atendimento Oftalmológico', que ele desenvolve dentro da sua área de especialidade e que, em 2018, atendeu moradores de municípios do Alto Solimões. "É importante lembrar o seguinte: de 200 oftalmologistas do Amazonas, só quatro atuam no interior; de 100 cardiologistas, apenas dois estão atendendo no interior. Já entregamos os diplomas para os finalistas da turma de Medicina que cola grau esta semana, permitindo que eles possam se candidatar às vagas para médicos no Amazonas", disse o vice-reitor.

Pontos convergentes

Quando o parlamentar citou que a Câmara Municipal passa, hoje, por um intenso processo de informatização de documentos, o professor Sylvio Puga frisou que essa tarefa faz parte do cabedal de conhecimentos do profissional de Arquivologia, graduação ofertada na Ufam. “Estamos de portas abertas para estabelecer parcerias interinstitucionais em benefício da nossa cidade, do nosso estado e da nossa região”, ratificou o reitor da Ufam.

Segundo explicou o professor Sylvio Puga, a Universidade possui cerca de 1.800 docentes, sendo que mais da metade deles são doutores. “Temos a certeza de que, a partir do dia 1º de janeiro de 2019, iremos começar a traçar estratégias de trabalho colaborativo”, prospectou o gestor, segundo o qual há muitos pontos convergentes que devem ser explorados nas futuras parcerias entre a Ufam e a Câmara dos Vereadores de Manaus.

“Na área da sustentabilidade, por exemplo, o Centro de Ciências do Ambiente [CCA], um órgão suplementar da Ufam, abriga importantes iniciativas e um grande número de pesquisas de mestrado e doutorado versando sobre a questão ambiental. Os alunos trabalham com ‘cases’ e propõem soluções para muitos dos problemas regionais”, garantiu o reitor da Ufam. Ele aproveitou a oportunidade para enfatizar o protagonismo da Federal, especialmente quando esta integra o novo grupo de gestão do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).