Doutorado em História da Ufam é aprovado e já seleciona sua primeira turma

Ufam já formou mais de 130 mestres em História em 12 anosUfam já formou mais de 130 mestres em História em 12 anos

Ao ofertar 15 vagas já na primeira seleção, o curso de doutorado pretende alcançar uma demanda formada por mestres egressos da Ufam e candidatos dos estados de Roraima, Rondônia e Acre

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Com o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) já consolidado, a Universidade Federal do Amazonas dá um passo adiante ao aprovar, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), seu curso de Doutorado. A aprovação foi divulgada na 180º Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida em outubro passado. As inscrições para a primeira seleção já estão abertas e seguem até 21 de janeiro de 2019, com a oferta de 15 vagas, sendo três delas reservadas.

Dentre as 44 propostas de cursos de Pós-Graduação que foram submetidas por instituições situadas na Região Norte, apenas 12 foram tiveram resultado satisfatório no crivo do Conselho, dentre as quais o novo doutorado da Ufam. Segundo esclarece a professora Patrícia Sampaio, atual coordenadora do PPGH, a região Norte era a única do País onde só existia um doutorado em História, este ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

“A aprovação desta proposta amplia nossas perspectivas de formação considerando que podemos atender demandas do Acre, de Rondônia e de Roraima e, consequentemente, promover um realinhamento das demandas regionais”, explica a professora Patrícia Sampaio. Ela justifica o atendimento à demanda desses três outros estados pela proximidade do Amazonas, pra onde o deslocamento é mais facilitado do que para a capital paraense.

Professora Patrícia Sampaio é a atual coordenadora do PPG em História da UfamProfessora Patrícia Sampaio é a atual coordenadora do PPG em História da Ufam“Além disso, Acre, Rondônia e Roraima estão entre os cinco estados onde ainda não há mestrado acadêmico em História. A formação em nível de doutorado é um caminho importante para fortalecer a pesquisa e permitir a criação de outros programas de pós-graduação nesses locais. A nossa atuação tem no horizonte um estreitamento das nossas relações com a UFPA, que já são excelentes, e com outras instituições da região, porque, nunca é demais lembrar, dividimos os mesmos desafios”, reforça a coordenadora do PPGH.

A conquista de mais um curso de doutorado para a Ufam é o resultado do trabalho de toda uma coletividade. Este é um momento em que se reconhecem o esforço e o compromisso de todos os docentes do PPG, assim como os mestrandos e egressos. Ao submeter o projeto à Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), a atuação também foi no sentido de manter a alta qualidade dos trabalhos, incrementar o fluxo das publicações, realizar eventos e participar de atividades as mais diversas. O atendimento desses quesitos é o que qualifica a proposta.

O professor Cesar Queiroz, que em breve assumirá o cargo de coordenador do PPGH, recebe com entusiasmo o desafio que o doutorado adiciona ao seu ofício de liderança. “Com a abertura do doutorado aqui da Ufam, nós passamos a ter um segundo curso de doutorado na região, o que é muito pouco, mas que, ao mesmo tempo, contribui no sentido de reduzir essas disparidades regionais e essa concentração que ainda persiste”, avalia o docente.

“Outro aspecto é que, como só havia o doutorado do Pará em História, e agora temos o nosso também, isso fazer com que a gente consiga receber colegas e discentes de outros estados. Então, colegas da região Norte, do Amapá, de Roraima, de Rondônia, do Acre já demonstraram interesse de fazer o processo de seleção conosco, que imaginamos, será bastante concorrido, em função dessa demanda acumulada”, acrescenta o professor Cesar Queiroz.

Demanda & Seleção

Em 12 anos de existência, o Mestrado da Ufam vive um momento de maturidade, com a formação de mais de 130 mestres. De acordo com a professora Patrícia Sampaio, a maioria atua na Educação Básica e também no Ensino Superior, tanto no Amazonas quanto em outros Estados. “O Doutorado estava sendo aguardado com grande expectativa há algum tempo. Considerando o perfil de nossos egressos, nossa expectativa é de que uma maioria significativa retorne à Ufam para esta nova etapa de formação”, acrescenta a docente.

Professor Cesar Queiroz acredita que a concorrência será alta já na primeira seleção, pois já existe uma demanda pelo cursoProfessor Cesar Queiroz acredita que a concorrência será alta já na primeira seleção, pois já existe uma demanda pelo cursoOutra boa notícia é que as inscrições para o doutorado já estão abertas, e os interessados – desde que atendam aos requisitos do Edital Nº 077/2018 - Propesp/Ufam – têm até o dia 21 de janeiro de 2019 para realizar a inscrição exclusivamente via internet. Os documentos elencados no item 3.1 devem ser enviados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Problemas ou dúvidas relacionados à inscrição devem ser esclarecidos pessoalmente, na secretaria do PPG, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., até às 14h do dia 18 de janeiro.

“No tocante às linhas, mantivemos a mesma estrutura do Mestrado. Serão três linhas: 1) Cultura e Representações; 2) Migrações, Trabalho e Movimentos Sociais na Amazônia e 3) Políticas, Instituições e Práticas Sociais”, explica o professor Cesar Queiroz. O próximo docente a assumir a coordenação do Programa informa ainda que a seleção é dividida nestas três etapas. I. Avaliação do Projeto de Pesquisa, eliminatória e classificatória, com peso 1; II. Entrevista/Defesa do Projeto de Pesquisa; III. Adequação dos Projetos de Pesquisa às Linhas de Pesquisa do PPGH e Disponibilidade de Orientação.

Fortalecimento em rede

“Há uma mudança crucial na natureza, no escopo e no alcance da pesquisa. Em se tratando de Doutorado, é importante ter em perspectiva que estamos em uma etapa mais avançada da formação de pesquisadores. O nosso futuro doutor em História pela Ufam deverá estar capacitado para pensar a História como uma perspectiva global de análise da sociedade na composição de uma interpretação crítica do presente”, reflete a professora Patrícia Sampaio acerca das diferenças mais marcantes entre o mestrado acadêmico e o doutorado.

Do ponto de vista da relação com os demais programas da Universidade, os idealizadores da proposta acreditam sim num fortalecimento institucional na pós-graduação da Ufam. “É preciso assegurar os fluxos e a diversidade dos financiamentos para garantir a permanência de nossos pós-graduandos com bolsas e com os recursos necessários à manutenção da pós-graduação pública que é de onde vem mais de 90% da produção científica brasileira”, enfatiza a coordenadora do PPGH.

Ao situar as Ciências Humanas da Ufam em termos de pós-graduação, a professora aponta as possibilidade de atuação colaborativa capaz de conferir centralidade aos cursos da área. Hoje, o Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) abriga três programas com mestrado e doutorado (História, Geografia e Antropologia) e outros três cursos de mestrado.

“Penso que é sim um passo muito importante, uma conquista a ser comemorada. Estamos todos muito felizes com a abertura do doutorado, que é um sonho antigo do nosso Programa, e temos a certeza de que essa implantação representa muito para o Amazonas, para a Ufam e para toda a região Norte”, complementa o professor Cesar Queiroz.

Sobre a Avaliação

Vinculada ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) a Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação tem como objetivos norteadores certificar a qualidade da pós-graduação brasileira, como referência para a distribuição de bolsas e de recursos de fomento, e identificar assimetrias regionais e de áreas estratégicas do conhecimento, orientado suas ações no sentido de expandir a atuação dos PPGs em todo o território nacional.

O SNPG divide-se em dois processos distintos, sendo responsável pela aferição das propostas de entrada e da avaliação da permanência dos cursos de mestrado profissional (MP), mestrado acadêmico (ME) e doutorado (DO). O Sistema visa à formação de docentes pós-graduados para a atuação em todos os níveis, à formação de recursos humanos qualificados para o mercado não acadêmico e ao fortalecimento das bases científica, tecnológica e de inovação no País.

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