Ufam e Harvard formam primeira turma de especialização em Pesquisa Clínica

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Professores e alunos comemoram êxito da primeira turma.Professores e alunos comemoram êxito da primeira turma.

Na noite de terça-feira, 4, a Ufam certificou a primeira turma do curso de Especialização em Pesquisa Clínica, em parceria com a Harvard T. H. Chan School of Public Health. Nove profissionais participaram desta primeira edição do curso. A cerimônia de formatura foi realizada no auditório Doutor Zerbini, da Faculdade de Medicina.

De acordo com o coordenador do curso, professor Robson Amorim, a pesquisa clínica é importante para todos os profissionais de saúde, mas que devido à carência de formação específica, muitos se desestimulam e deixam de realizá-la por falta de domínio. “O curso possibilita esse conhecimento de forma muito boa. Não importa se aqui ou em Harvard a formação é a mesma. O curso ensina como fazer pesquisa clínica de qualidade e, para nosso Estado, onde existem várias substancias que podem ser testadas, temos de criar essa cultura de pesquisa local e não deixar que pessoas de fora façam isso”, comenta o coordenador.

Vice-reitor Jacob Cohen presidiu a solenidade desta terça-feira, 04.Vice-reitor Jacob Cohen presidiu a solenidade desta terça-feira, 04.Para Aline Vieira, uma das certificadas pelo curso, o aprendizado proporcionado superou suas expectativas. A metodologia adotada foi um destaque apontado pela ex-aluna. “O curso é muito prático. Gostei bastante. Na nossa área, fazemos muitos cursos com pouco aproveitamento prático, mas nesse caso não foi assim”, avaliou Aline sobre o curso totalmente em inglês e ministrado por teleconferência. “Fomos a primeira turma, então, não tínhamos como conhecer o curso, mas foi muito interessante. Ele realmente capacita novos pesquisadores a produzirem pesquisas de alto nível”, acrescentou.

Com nove meses de duração, o curso é resultado da parceria firmada entre as duas instituições com três anos de duração, com possibilidade de renovação. As inscrições para 2019 já estão abertas e seguem até 31 de dezembro e podem ser feitas por meio da página. As aulas iniciam no dia 28 de março e seguem até 30 de novembro do próximo ano.

Para mais informações, acione:

e-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

site: http://ppcr.org/ppcr/

Confira a lista de formados:

Aline Ferreira Vieira

Antônio Luiz Boechat

Isabelle Reis Pereira

Jeancarllo de Sousa Silva

Luciana Freire de Oliveira

Luciano Nunes dos Santos

Marcus Vinícius Della Coletta

Marco Rodrigo Valdívia Sanz

Pablo Vinícius Silveira Feitoza

Confira notícia relacionada: