Conferência marca início de oportunidades a comunidade acadêmica em instituição canadense

Darli Rodrigues Vieira, professor titular da Université du Québec à Trois-Rivières  Darli Rodrigues Vieira, professor titular da Université du Québec à Trois-Rivières Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

Um leque de oportunidades foi apresentado na Conferência sobre  Estrutura e Oportunidades de Ensino e Pesquisa na Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), que marca o início de acordo interinstitucional para oferta de vagas em diferentes áreas do conhecimentos a comunidade acadêmica (docentes e discentes) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento ocorreu na terça-feira, 4, no auditório da Faculdade de Tecnologia (FT), setor Norte do Campus Universitário.

Na ocasião, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, agradeceu aos presentes e falou da alegria em firmar a parceria entre Ufam/UQTR, em razão da Universidade cumprir em uma de suas metas, a internacionalização junto à UQTR, que ora é uma instituição canadense de grande prestígio. O reitor da Ufam salientou que a Administração Superior está honrada em participar do processo de interlocução.

Em seu pronunciamento, o reitor lembrou sobre a participação do representante da UQTR, professor Darli Rodrigues Vieira, no esforço de construção do acordo firmado entre as duas universidades. O professor Sylvio Puga citou ainda o representante da Ufam na consolidação desse processo, Jackson Colares, que atua na  mediação junto à comunidade universitária. "A partir daí, a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) começa fazer o alinhamento interno dos atores para que o processo se torne uma realidade para ambas as instituições", assegurou o reitor.

“No que depender da Administração Superior, tenho certeza que estaremos abertos para conduzir os procedimentos, porque entendemos que oReitor Sylvio Puga em pronunciamento na ConferênciaReitor Sylvio Puga em pronunciamento na Conferência acordo de cooperação técnica é absolutamente estratégico”, completou o reitor Sylvio Puga. Na composição da mesa de abertura, além do reitor, o coordenador geral/Ufam, professor Jackson Colares; o assessor adjunto da ARII, professor Jose Barbosa Filho; e o representante da UQTR, professor Darli Rodrigues Veira.

A conferência

Na apresentação, o professor Darli mostrou a organização da estrutura administrativa e tecnológica e o potencial de benefícios que a comunidade acadêmica poderá obter após a seleção. "Com isso, quem deseja ampliar seus estudos em qualquer área do conhecimento ofertado pela universidade canadense, terá facilidades no momento da tomada de decisão", relata o full professor da UQTR.

Rodrigues explica que o acordo interinstitucional é aberto, o qual denomina de “Acordo Guarda-chuva”. A princípio, o aluno selecionado no Programa de Pesquisa terá a oportunidade de realizar o mestrado, doutorado ou realizar estágios nas diferentes áreas de conhecimento, dentre essas, o docente destaca a Área de Saúde.

O professor destacou também a mobilidade acadêmica que envolverá docentes e discentes da Ufam, assim como os técnicos administrativos que poderão submeter projetos que aprovados deverão ser acordados entre as partes. Em seguida, o professor solicitou a lista de docentes com as respectivas áreas de pesquisa e contatos para que seja encaminhada ao Departamento de Relações Internacionais da UQTR que, posteriormente, será desagregado as informações, colocando-os em contato com os respectivos professores por área de conhecimento. "Sendo assim, essa ação deverá ser o início de contatos físicos entre as universidades", finaliza Vieira.

Perfil acadêmico

Darli Rodrigues Vieira é professor titular da Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), atua na Cátedra de pesquisa em projetos aeronáuticos. O docente é responsável pelo Acordo de Cooperação Científica e de Mobilidade pela UQTR.