Conferência marca início de oportunidades a comunidade acadêmica em instituição canadense
Um leque de oportunidades foi apresentado na Conferência sobre Estrutura e Oportunidades de Ensino e Pesquisa na Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), que marca o início de acordo interinstitucional para oferta de vagas em diferentes áreas do conhecimentos a comunidade acadêmica (docentes e discentes) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento ocorreu na terça-feira, 4, no auditório da Faculdade de Tecnologia (FT), setor Norte do Campus Universitário.
Na ocasião, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, agradeceu aos presentes e falou da alegria em firmar a parceria entre Ufam/UQTR, em razão da Universidade cumprir em uma de suas metas, a internacionalização junto à UQTR, que ora é uma instituição canadense de grande prestígio. O reitor da Ufam salientou que a Administração Superior está honrada em participar do processo de interlocução.
Em seu pronunciamento, o reitor lembrou sobre a participação do representante da UQTR, professor Darli Rodrigues Vieira, no esforço de construção do acordo firmado entre as duas universidades. O professor Sylvio Puga citou ainda o representante da Ufam na consolidação desse processo, Jackson Colares, que atua na mediação junto à comunidade universitária. "A partir daí, a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) começa fazer o alinhamento interno dos atores para que o processo se torne uma realidade para ambas as instituições", assegurou o reitor.
“No que depender da Administração Superior, tenho certeza que estaremos abertos para conduzir os procedimentos, porque entendemos que o acordo de cooperação técnica é absolutamente estratégico”, completou o reitor Sylvio Puga. Na composição da mesa de abertura, além do reitor, o coordenador geral/Ufam, professor Jackson Colares; o assessor adjunto da ARII, professor Jose Barbosa Filho; e o representante da UQTR, professor Darli Rodrigues Veira.
A conferência
Na apresentação, o professor Darli mostrou a organização da estrutura administrativa e tecnológica e o potencial de benefícios que a comunidade acadêmica poderá obter após a seleção. "Com isso, quem deseja ampliar seus estudos em qualquer área do conhecimento ofertado pela universidade canadense, terá facilidades no momento da tomada de decisão", relata o full professor da UQTR.
Rodrigues explica que o acordo interinstitucional é aberto, o qual denomina de “Acordo Guarda-chuva”. A princípio, o aluno selecionado no Programa de Pesquisa terá a oportunidade de realizar o mestrado, doutorado ou realizar estágios nas diferentes áreas de conhecimento, dentre essas, o docente destaca a Área de Saúde.
O professor destacou também a mobilidade acadêmica que envolverá docentes e discentes da Ufam, assim como os técnicos administrativos que poderão submeter projetos que aprovados deverão ser acordados entre as partes. Em seguida, o professor solicitou a lista de docentes com as respectivas áreas de pesquisa e contatos para que seja encaminhada ao Departamento de Relações Internacionais da UQTR que, posteriormente, será desagregado as informações, colocando-os em contato com os respectivos professores por área de conhecimento. "Sendo assim, essa ação deverá ser o início de contatos físicos entre as universidades", finaliza Vieira.
Perfil acadêmico
Darli Rodrigues Vieira é professor titular da Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), atua na Cátedra de pesquisa em projetos aeronáuticos. O docente é responsável pelo Acordo de Cooperação Científica e de Mobilidade pela UQTR.