Em conferência, universidade canadense apresenta estrutura e oportunidades abertas à comunidade acadêmica da Ufam. Evento ocorre hoje, 4

A instituição UQTR mantém acordos com universidades em mais de 70 países

Em conferência a ser realizada nesta terça-feira, 4 de dezembro de 2018, às 19h30, no auditório Rio Javari, na Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/Ufam), o professor titular da Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), Darli Rodrigues, apresentará a estrutura e as oportunidades de ensino e pesquisa que serão oferecidas a toda a comunidade acadêmica da Ufam no âmbito de acordo interinstitucional firmado com a universidade estrangeira.

Na conferência, o destaque será para os programas e grupos de pesquisa. Também serão destacadas as oportunidades de mobilidade, para discentes e docentes da Ufam. “Esse acordo guarda-chuva é do interesse de a toda a comunidade, professores e alunos em todos os níveis e até o pessoal administrativo”, adianta o professor Darli Rodrigues, coordenador da parceria pela UQTR. “Enquanto a cooperação científica viabiliza os projetos de pesquisa colaborativos – que podem ser de iniciativa conjunta, a mobilidade refere-se à movimentação de professores e alunos entre as instituições parceiras”, revela o conferencista.

Oportunidades

Responsável pela coordenação geral do acordo do lado da Ufam, o professor Jackson Colares informa que a conferência que será realizada nesta terça, 4, é o “ponto zero” do cronograma. “Os próximos passos são identificar os grupos de interesse, estruturar uma missão de trabalho da Ufam em Québec e da UQTR aqui na Universidade”, adianta o professor Colares, referindo-se à seleção inicial dos projetos de interesse comum, conhecida como fase de “mineração”.

A proposta é criar oportunidades nas diferentes áreas do conhecimento, com os intercâmbios acadêmicos e os estágios em pesquisa, por exemplo, na área da saúde. Mestrados, doutorados e cursos de pós-doutorado também são contemplados na parceria Ufam-UQTR. “O professor Raimundo Kennedy, da Engenharia de Produção, foi supervisionado por mim no pós-doutorado que desenvolveu na UQTR”, ilustra o full professor em Québec, Darli Rodrigues.

Mais informações:

Darli Rodrigues – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. full professor PhD., UQTR, Canadá.