Estudantes enfrentam grandes distâncias para fazer o PSC

Equipe Ascom

Processo Seletivo Contínuo (PSC) foi realizado neste domingo sem nenhuma ocorrência

A Universidade Federal do Amazonas realizou neste domingo, 2, as provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC) nos institutos do interior e nas escolas estaduais da capital do Amazonas. Foram mais de 50 mil candidatos nas três etapas do processo. Mais de 6 mil colaboradores internos e externos à Universidade trabalharam no processo e cerca de 8% dos candidatos não compareceram para fazer as provas.

Aproximadamente quatro mil estudantes (8%) não compareceram para fazer a prova do Processo Seletivo Contínuo neste domingo. A Compec esclarece que nenhuma ocorrência foi registrada tanto na capital, quanto nos campi do interior e ontem mesmo divulgou o gabarito das provas. Mais de seis mil colaboradores estiveram envolvidos na realização do exame para atender os mais de 50 mil candidatos.

Na Escola Estadual Ondina de Paula, no bairro do Japiim, na zona Sul de Manaus, muitos pais compareceram ao local para levar os filhos que estavam pela primeira vez realizando o Certame (Processo Seletivo Contínuo da Ufam). A escola recebeu os candidatos da 1ª etapa do certame (1ª série do Ensino Médio) e nenhuma ocorrência foi registrada no local.

O senhor Paulo Rogério de Souza Albuquerque foi deixar a filha na escola e afirmou que o processo seletivo é uma forma de seleção, que talvez não seja o mais justo, mas como o número de vagas é limitado acredita que é a melhor forma. “Talvez não seja o processo mais justo, mas como as vagas são limitadas, acredito que seja o melhor. Minha filha está na 1ª etapa e acredito que esteja preparada para fazer a prova”, disse Paulo Rogério.

A estudante do Centro Educacional Adalberto Valle, Luiza Arouca Albuquerque, estava confiante em fazer a prova. “É um jeito mais fácil de entrar na Universidade. Temos mais chances durante as três etapas do exame de acertar mais questões. Estou preparada e espero fazer uma boa prova”, destacou Luiza Albuquerque.

O estudante da Escola Estadual D. Pedro ll, no Centro, Lucas Quinto Zambrano, que também fez a prova do PSC na escola Ondina de Paula, disse que estava preparado para o exame. “Nos últimos dois meses me dediquei bastante para a prova da 1ª etapa. Espero que as questões estejam fáceis”, disse o estudante.

As estudantes Ramila Barbosa de Carvalho e Débora Albuquerque da Costa, moradoras da Ilha da Marchantaria no município de Iranduba (15,6 quilômetros até a capital), viajaram de lancha até Manaus, na manhã do domingo, para fazer a prova do PSC. Elas estudam na Escola Estadual Vital de Andrade Brandão localizado no Curari, no município do Careiro da Várzea e concorreram na 3ª etapa para os cursos de Música e Medicina, respectivamente. “Moramos na Ilha da Marchantaria que é no município de Iranduba e estudamos em uma escola que fica em outro. Todos os dias vamos de barco ou lancha, depende do período do ano, para a escola. Enfrentamos várias dificuldades para estudar no dia a dia, mas também tivemos que viajar até aqui de lancha para fazer o PSC. Achei a prova difícil, mas espero pela aprovação. Não fui tão bem nas outras etapas, mas estou com esperança de passar”, disse a estudante Ramila Barbosa.

Já a estudante Débora Albuquerque da Costa, que concorre para o curso de medicina, também destacou a dificuldade do dia a dia e do deslocamento, durante uma hora, até aqui para fazer a prova. “Temos dificuldades no deslocamento diariamente para ir para escola, como também para vir fazer a prova. Passamos uma hora para chegar aqui na Manaus Moderna e quase chegamos atrasadas nos locais de prova. Fiz no Ifam e minha prima na Escola Estadual Francisco Albuquerque. Fiz uma boa pontuação nas outras etapas e espero pela aprovação”, destacou a estudante.