Fundador do curso de Medicina da Ufam, médico Euler Ribeiro toma posse como reitor da Universidade da Terceira Idade
Na manhã de terça-feira, 27, o geriatra Euler Esteves Ribeiro foi empossado no cargo de reitor da Fundação Universidade da Terceira Idade (FUnATI). A solenidade ocorreu no auditório da Sede do Governo do Estado, e o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, prestigiou o reconhecimento de uma vida dedicada ao estudo e aos cuidados com a saúde das pessoas idosas.
O agora reitor da UNaTI formou-se em Medicina ainda na década de 1960, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mas foi no Amazonas, sua terra natal, que atuou como docente da então Universidade do Amazonas (UA), entre os anos de 1971 e 1989. Ele foi professor fundador da Faculdade de Medicina da Ufam, lecionando para a primeira turma do curso, onde permaneceu no quadro docente durante 22 anos.
Após exercer vários cargos na área da saúde, o médico Euler Ribeiro realizou atividades na seara política. Ao longo dos anos, destacou especialmente pela sua atuação como geriatra, fazendo parte de um restrito grupo de doutores em geriatria e gerontologia do País, e o primeiro da região Norte.
O reitor da Ufam congratulou o professor aposentado Euler Ribeiro, destacando que o fundamento para fortalecer as políticas públicas e a formação de especialistas na área, no estado do Amazonas, é fruto de um esforço conjunto entre as duas instituições públicas responsáveis pela formação de profissionais qualificados na área da saúde e áreas afins.
“Seja por meio de projetos de ensino, pesquisa ou extensão, ou ainda por meio das iniciativas na pós-graduação, estamos avançando e fortalecendo essa rede de cuidados que está voltada à qualidade de vida na terceira idade”, frisou o reitor da Ufam.
FUnATI
A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) é vinculada à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tendo como principal mister a formação de recursos humanos voltados para o envelhecimento e o fomento a pesquisas especializadas na área de geriatria e gerontologia, entre outras atividades, inclusive de atendimento às políticas públicas essenciais.
A UnATI ganhou status de fundação no mês de julho passado, desvinculando-se da UEA para atuar de forma independente. Assim, é a primeira universidade brasileira responsável pela formação de recursos humanos para o cuidado com idosos.
Em 11 anos de atuação, já foram ofertadas mais de dez mil matrículas em atividades que visam à melhoria da qualidade de vida para a terceira idade, além de cursos de capacitação em Gerontologia e Saúde do Idoso.