Inicia I Seminário sobre Produção de Conhecimentos em MUs

A palestra apresentada abordou a trajetória dos Museus Universitários (MUs) no país, e foi proferida pela professora da Universidade de São Paulo (USP), Maria Cristina Oliveira Bruno. O evento é promovido pelo Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e está sendo realizado no Palacete Provincial até o próximo dia 30.

A mesa de abertura do Seminário foi composta pelo vice-reitor da UFAM, professor Hedinaldo Lima, pela diretora do Museu Amazônico, professora Maria Helena Ortolan, pela coordenadora da sede da UFAM do INCT- Instituto Brasil Plural/CNPq, professora Márcia Calderipe Farias Rufino e pela diretora dos museus do estado do Amazonas/SEC, Maria Nazarene Maia, os quais destacaram a importância do evento bem como a atuação dos MUs.

Segundo o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, sediar o Iº Seminário sobre Produção de Conhecimentos em Museus Universitários no Brasil é importante por, entre outros fatores, se tratar de um evento nacional. “Temos nessa oportunidade a possibilidade de discutir diversos temas relacionados a todo o trabalho dos museus, e naturalmente podemos, neste momento, confrontar aquilo que nós temos feito no nosso Museu Amazônico, que, aliás, tem feito um trabalho bastante significativo para a Universidade e para toda a sociedade do estado do Amazonas.” Declarou.

Para iniciar o estudo do tema proposto, a professora Maria Cristina Oliveira Bruno expôs os avanços na área de Museologia no Brasil. A palestrante citou, entre outros fatos, a criação do Fórum Permanente dos Museus Universitários em 1992 como um dos marcos na história dos MUs. “Apesar de todos os esforços do Fórum Permanente de Museus Universitários e mesmo de outros colegiados, as questões concernentes aos Museus Universitários não tiveram a visibilidade necessária”, disse.

De acordo com a coordenadora do Seminário, professora Maria Helena Ortolan, a participação do público representa a relevância do evento. “O primeiro dia já mostra que o evento começou dando certo porque a metodologia do evento é ter os museus universitários convidados do país todo participando não só das mesas, mas das reflexões. Hoje, nós já estamos aqui com todos os museus convidados de norte a sul.” Para a professora, a universidade precisa refletir sobre o caráter de um museu universitário. “Esse caráter é a produção universitária de conhecimentos, que muitas vezes a própria universidade se esquece que o museu não é apenas um guarda de acervos, mas ele produz ensino, pesquisa e extensão. Ele produz a missão da universidade.” Arrematou.

O Seminário prossegue até sexta-feira, 30 de novembro, a partir das 09:00h. A programação inclui mesas redondas e apresentações sistematizadas das experiências dos MUs participantes.