Autoavaliação Institucional: comunidade acadêmica é chamada a colaborar até o dia 29 de dezembro

Além de estar disponível em Questionários Ufam, a pesquisa é aplicada por meio do software livre Lime Survey

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom/Ufam

O Questionário de Autoavaliação Institucional 2018 estará disponível para a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) até o próximo dia 29 de dezembroA Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável por conduzir o processo e, após a participação de discentes, docentes e técnico-administrativos em Educação (TAEs), elaborará relatório para ser enviado ao Ministério da Educação até o mês de março de 2019.

A autoavaliação institucional tem o objetivo de analisar as percepções da comunidade acadêmica sobre diversos setores da UFAM. Com a obtenção dessas informações, torna-se possível traçar um diagnóstico das fragilidades e potencialidades da nossa instituição, as quais são utilizadas para orientar as decisões institucionais com vistas à construção de melhorias.

Além de o questionário já estar disponível na página Questionários Ufam, a novidade desta edição da pesquisa é a sua aplicação também pelo Lime Survey, um software livre usado para aplicação online. Ao divulgar nas diversas plataformas, a coordenação almeja a efetiva participação de representantes dos três segmentos da comunidade universitária no preenchimento dos itens que contemplam as dimensões da avaliação institucional.

A Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avaliaes) é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada à melhoria da qualidade da educação superior; à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da autonomia e da identidade institucional.

Sobre o Avaliaes

A Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avaliaes) é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada à melhoria da qualidade da educação superior; à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

CPA

Na Universidade Federal do Amazonas, o processo é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), instalada e instituída pela Portaria do Gabinete da Reitoria n.º 983/2004, seguindo orientações do Sinaes. O desenvolvimento do processo ocorre em colaboração com as Comissões Setoriais de Avaliação (CSA), que representam cada unidade universitária, objetivando instituir na Universidade o processo de avaliação institucional como prática permanente, considerando o pressuposto de controle de qualidade, no sentido de garantir padrões de desempenho compatíveis com os esperados pela sociedade.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Avaliaes Ufam 2018.pdf)Avaliaes Ufam 2018[ ]834 kB