XXVII Conic encerra atividades com premiação aos melhores projetos científicos

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

A solenidade de encerramento do XXVII Congresso de Iniciação Científica (Conic) contou com a entrega de medalhas e placas aos agraciados com o Melhor Projeto, além de Menção Honrosa a outros pesquisadores da graduação. O evento ocorreu na tarde da última terça-feira, 30, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), setor Norte do Campus Universitário.

Representando o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, o vice-reitor, professor Jacob Cohen, cumprimentou professores, alunos, familiares e o público em geral. Em seu discurso, o vice-reitor mencionou o nome do professor Abraham Moisés Cohen inscrito na placa de homenagem pelo trabalho desenvolvido na Universidade, que o influenciou na iniciação científica. Ele lembrou que, em 1972, iniciou sua primeira atividade de pesquisa, e, à época, ainda não se falava numa atividade como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), mas sim do  Encontro Científico de Estudantes de Medicina. Enquanto aluno, o vice-reitor participou de dois eventos nacionais.

O professor Jacob Cohen relatou situações clínicas de interpretação cultural que resultou na sua primeira pesquisa, denominada de “Glossário de Termos Amazônicos de Interesse Médico”. Ele prossegue com outras ocorrências médicas, e acredita que a observação é o fator principal no processo de investigação científica, dando importância para as coisas mais próximas dele.

“Portanto, é uma satisfação enquanto gestor da Universidade, presenciar e trocar informações importantes num Congresso mais importante da Iniciação Científica de nossos alunos. Estou muito feliz. Por isso, declaro encerrado está sessão”, completa o vice-reitor.

A titular da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesp), professora Selma Baçal, disse que, além de cumprimentar as autoridades acadêmicas, a professora agradeceu a presença do diretor presidente da Fapeam, professor Edson Barcelos, pela parceria nos investimentos da pesquisa em nosso Estado. A pró-reitora acredita que o número atual de alunos de iniciação científica possa ter um crescimento vertiginoso com a expectativa que alcance a marca de dois mil alunos até o quadriênio de sua gestão.

Quando assumiu a Propesp, em 2017, a professora encontrou um pouco mais de 700 alunos realizando iniciação científica, a qual considera um dado importante. Na oportunidade, agradeceu ao  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) pelo apoio à Ufam com o fornecimento de 245 cotas de bolsa de iniciação científica, assim como as 366  da Fapeam e para dezenas de alunos voluntários. Na oportunidade, a titular anunciou o lançamento do Edital de Apoio à Publicação Cientifica – 2018, cujo objetivo é fomentar a divulgação dos trabalhos científicos de docentes permanentes de Programas de Pós-Graduação da Ufam . Com recursos do Proap/Capes da Ufam, no valor de até R$ 100 mil para aplicação até o final do exercício financeiro de 2018.

O diretor presidente da Fapeam, professor Edson Barcelos, disse que é uma oportunidade ímpar poder participar da solenidade de encerramento do XXVII Conic, considerado de grande relevância na trajetória da Instituição, mas principalmente, na do aluno pesquisador. Ele relatou que em 1976, já era bolsista de iniciação científica quando foi atraído pela região  no seu aspecto cultural e natural. E, finaliza, ao dá importância a participação do aluno nessa iniciativa, pois considera de extrema relevância os efeitos de realizar um trabalho de iniciação científica.

Na composição da mesa de encerramento, estavam presentes, o vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesp), professora Selma Baçal, o diretor presidente da Fapeam, professor Edson Barcelos, a diretora do Departamento de Pesquisa (DP), da Propesp, professora Ayrles Mendonça, diretor Departamento de Programas Institucionais (DPI/Propesp), professor Jamal Chaar, e a representante dos Comitês de Avaliação Interna do XXVII CONIC, professora Tais Tibery Espir.

Confira os contemplados em anexo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Agraciados-XXVII CONIC.pdf)Agraciados do XXVII Conic[ ]516 kB