Equipes que aplicarão provas do PSC já estão em cidades do interior

Uma das modalidades de acesso à Universidade Federal do Amazonas, o PSC (Processo Seletivo Contínuo), será realizado neste domingo (02), nos 62 municípios do Amazonas e, as equipes responsáveis pela aplicação das provas do certame, já estão a caminho das localidades aonde o acesso só é possível por meio de avião ou barco.

Este é primeiro ano de realização simultânea do PSC em todos os municípios do Estado e, também o primeiro, no qual todos os candidatos inscritos nas cidades do interior, não pagaram taxa de inscrição.

Mais de 59.318 mil candidatos disputam uma, das 2.716 vagas disponibilizadas nos 117 cursos de graduação.

Numa retrospectiva feita pela Comissão de Permanente de Concursos (Comvest), o vestibular passou a ser interiorizado atendendo a 20 municípios, em 2010. Em 2011, o número de cidades alcançava 52 localidades, enquanto que no ano seguinte, já eram 57 municípios.

Esse crescimento progressivo pode ser observado igualmente na quantidade de candidatos inscritos. Em 2008, as provas ainda não eram realizadas no interior, apenas na capital. Nessa época, 35.436 estudantes concorreram às vagas oferecidas. Em 2011, quando se iniciou a gratuidade das inscrições para vagas requeridas no interior, as inscrições chegaram a 37.115 e, finalmente, às quase 60 mil, deste ano.

“É um trabalho extenuante, mas estamos executando a educação como oportunidade de inserção social, principalmente para quem não tinha condições financeiras e nem geográficas para conquistar um curso de nível superior”, comentou a coordenadora da Comvest, Ana Galota.

Para promover o concurso com segurança e efetividade, a Ufam vem contando com apoio das Polícias Federal e Militar, além da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

A estrutura montada arregimentará um pelotão de aproximadamente 7.000 servidores. Eles estarão dispostos em 185 escolas da capital e do interior, somando 2.020 salas.

Cada escola contará com um coordenador local – da própria cidade – além de outros dois que trabalharão na distribuição e fiscalização durante a aplicação dos exames.

Relação candidato x vaga:

Este ano, os cursos mais concorridos foram são os de Engenharia Elétrica, na área de Telecomunicações, com 34,30 candidatos por vaga; engenharia de materiais, com 18,87 candidatos por vaga; educação física, com 11,23 candidatos por vaga e enfermagem, com 10,79 candidatos por vaga. Medicina e direito estão sendo disputados, respectivamente, por 4,13 candidatos por vaga e 5,81 candidatos por vaga.