Edital fomenta publicação científica de professores permanentes dos PPGs da Ufam

No total, são direcionados R$ 100 mil em recursos do Proap para essa finalidade. Já o apoio individual será concedido em valores que variam de R$ 1,3 mil a R$ 7 mil.

Equipe Ascom/Ufam

Na solenidade de encerramento do XXVII CONIC, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam) lançou o Edital de Apoio à Publicação Científica – 2018. Com o objetivo de fomentar a divulgação dos trabalhos científicos de docentes permanentes de Programas de Pós-Graduação da Ufam. O Edital prevê apoio financeiro para aqueles que publicarem em livros – por editoras comerciais qualificadas ou universitárias – ou em revistas indexadas até o dia 31 de dezembro de 2018.

O prazo para a solicitação do apoio financeiro, na forma de Auxílio ao Pesquisador, segue até o dia 5 de dezembro de 2018, mediante preenchimento do formulário no Anexo I do Edital. O requerente deve indicar se a publicação do texto é em periódico ou em livro (pela EDUA ou outra editora qualificada), anexando ainda uma cópia do artigo publicado, uma cópia do livro a ser publicado ou mesmo o aceite definitivo do periódico ou da editora do livro.

Conforme esclarece a titular da Propesp, professora Selma Baçal, a intenção é apoiar os pesquisadores vinculados aos PPGs da Universidade em publicações qualificadas, sejam revistas ou livros. “Queremos dar essa oportunidade aos professores dos nossos Programas de Pós-Graduação que solicitarem do dia 31 de outubro ao dia 5 de dezembro para publicações que ocorreram ou que vão ocorrer até o último dia de 2018”, enfatizou a pró-reitora.

Mecanismo de Apoio

Professora Selma Baçal, titular da Propesp, e professora Ayrles Mendonça, diretora do Departamento de Pesquisa (DP)Professora Selma Baçal, titular da Propesp, e professora Ayrles Mendonça, diretora do Departamento de Pesquisa (DP)Segundo consta no Item 3, o apoio individual será concedido em dinheiro, com valores entre R$ 1,3 mil e R$ 7 mil, a depender de exigências delimitadas pela Propesp. O Edital prevê que o valor seja empregado na cobertura dos custos de publicação em periódicos ou na publicação de livros por editoras comerciais qualificadas, pela Editora da Ufam ou por outras editoras universitárias. No total, foram direcionados R$ 100 mil em recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap-CAPES) para essa finalidade.

“III. Para publicação de livros pela EDUA ou Editoras qualificadas que estejam orçados com mais de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a editora deve fornecer ao pesquisador, além do orçamento, justificativa que deve ser anexada ao processo. IV. No caso de publicação em periódicos, serão apoiados conforme o estrato, da seguinte forma: A1 – R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais); A2 – R$ 2.000,00 (dois mil reais); B1 – R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais); B2 – R$ 1.300,00 (mil e trezentos reais)”, anuncia o Edital. Em seu Anexo II, é possível observar os valores referentes a cada tipo de publicação: