Ufam inaugura curso de aperfeiçoamento 'Educação, Pobreza e Desigualdade Social'

Cerimônia de abertura do Curso de Aperfeiçoamento Educação, Pobreza e Desigualdade Social  Cerimônia de abertura do Curso de Aperfeiçoamento Educação, Pobreza e Desigualdade Social Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

A solenidade de abertura ocorreu nesta segunda-feira, 29, no auditório Rio Solimões da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Setor Norte do Campus Universitário. O curso tem por finalidade provocar o debate e a reflexão, sobretudo, no que se refere aos processos de educação envolvendo sujeitos que vivenciam a pobreza ou a pobreza extrema.

Na composição da mesa de abertura, estiveram presentes, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a diretora da Faculdade de Educação, professora Silvia Nogueira, representando o secretário de Educação Qualidade do Ensino (SEDUC), professor Gedeão Amorim, a professora Regina Chagas, o diretor do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviço para Rede Pública de Ensino, professor Luís Carlos Cerquinho e a coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento “Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS/Ufam), professora Francisca Cavalcanti.     

Na oportunidade, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, cumprimentou o público presente, eReitor da Ufam, professor Sylvio PugaReitor da Ufam, professor Sylvio Puga saudou as autoridades acadêmicas.  O professor chamou a atenção quanto ao título e a propositura do curso que destaca em seu enunciado “educação”, como a chave e a raiz para o enfrentamento da pobreza e da desigualdade social. Para os educadores, disse o reitor, sabem que é a grande oportunidade de vencer as barreiras da pobreza e da desigualdade, é exatamente, a educação.

Sylvio Puga lembrou dos cursos ministrados no interior do Estado pela Universidade e dos ex-alunos que tinham uma situação social precária, e disse que, atualmente, são profissionais formados bem sucedidos naquilo que fazem. Puga questiona: qual foi a porta de acesso para isso? O professor respondeu afirmando que, por meio da Educação, proporcionado pela Universidade no oferecimento de cursos de graduação no interior do Estado.

Durante seu discurso, o reitor dá importância à atuação do Cefort ao combate da pobreza e da desigualdade. Ao final, o reitor disse aos professores para se sentirem felizes por iniciar uma jornada formativa e de que a Faculdade de Educação (Faced) abraça-os para o convívio entre professores doutores cujas experiências, possibilitam a sinergia de relações mutuas.  

“Sintam-se abraçados pela Ufam. Essa Universidade centenária que sempre esteve pautada na questão social, leva à educação para aqueles que mais precisam, seja na capital ou no interior”, finaliza Sylvio Puga.

A diretora da Faced, professora Silvia Nogueira, disse ao publico que: “nós não somos indiferentes”. Ela atribui àsDiretora da Faced, professora Silvia NogueiraDiretora da Faced, professora Silvia Nogueira condições necessárias para os processos de ensino e aprendizagem. Por conta disso, a professora parabeniza os envolvidos com o curso e para os que vão realizá-lo.  Segundo ela, todos estão comprometidos com a consolidação do direito à educação.

Nogueira acredita que todos estão comprometidos com a consolidação do direito à educação. “Nós queremos sim, um grande compromisso de manter vivo o direito à educação”, completa a professora. 

Para coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento “Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS/Ufam), professora Francisca Cavalcanti, conta que o curso tem o apoio do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadin), cuja agenda básica é a busca de direitos de todos à educação com qualidade, equidade, orientação de políticas públicas educacionais que articulem à diversidade humana e social dos processos educacionais desenvolvidos do Sistema público de Ensino.

Informações sobre o Curso de Aperfeiçoamento EPDS

O Curso de Aperfeiçoamento Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) tem a finalidade de provocar o debate e a reflexão, sobretudo, no que se refere aos processos de educação envolvendo sujeitos que vivenciam a pobreza ou a pobreza extrema. A provocação de tal debate está fundamentalmente associada aos desafios postos pela quase universalização da Educação Básica no Brasil nas últimas décadas.

Esse esforço visa o cumprimento de um dever do estado, portanto, um direito da população, garantido pela Constituição Federal de 1988 e pela lei Nº 13.005/2014, de 25/06/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Para que esse esforço apresente resultados, é necessário o conhecimento aprofundado do lugar social de origem de crianças, adolescentes e jovens, bem como da realidade das escolas públicas brasileiras.

Considerando, desse modo, os desafios postos pela quase universalização da educação básica; pelos questionamentos referentes ao tensionamento das relações entre educação, pobreza e desigualdade social; pela necessária e urgente formação continuada de profissionais da educação; e visando fomentar o debate acadêmico sobre a temática, com vistas à transformação social de contextos empobrecidos, propõe o curso de aperfeiçoamento EPDS.

Seu objetivo é o de formar, em nível de aperfeiçoamento, na temática da educação, pobreza e desigualdade social, profissionais da educação básica e outros envolvidos com políticas sociais que estabelecem relações com a educação para a necessidade de romper com práticas escolares que reforçam a condição de pobreza e reproduzam as desigualdades sociais.

Tem como público alvo profissionais do Estado do Amazonas que atuam na Educação Básica (professores, pedagogos, gestores), assistentes sociais, pessoas da área da saúde e outros envolvidos com políticas sociais que estabelecem relações com a educação de crianças e adolescentes que vivem em circunstâncias de pobreza ou extrema pobreza.

O Curso Educação, Pobreza e Desigualdade Social ratifica o que está fundamentado nas diretrizes do plano nacional de educação (PNE) que, entre outros objetivos, visa a erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.

         

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