Curso de Medicina estimula envelhecimento saudável com caminhada na Ponta Negra no sábado, 27

Atividade propicia envelhecimento saudável.Atividade propicia envelhecimento saudável.

Com enfoque no envelhecimento saudável, estudantes do curso de medicina da Ufam promovem no sábado, 27, às 8h, a 'Caminhada pela Saúde' na praia da Ponta Negra, voltada para idosos que participam do Núcleo Teresa Tupinambá.

Resultado das aulas da disciplina Saúde Coletiva I, do Departamento de Saúde Coletiva, a ação busca estimular a prática de atividade física respeitando cada fase da vida, entre outros objetivos. “Além da busca por saúde e qualidade de vida na maturidade, objetiva-se com esta ‘Caminhada pela Saúde’ estimular o estreitamento das relações intergeracionais, pois os jovens alunos estarão caminhando com os idosos e com eles realizando algumas atividades físicas e jogos adequados à faixa etária dos mesmos e, posteriormente, compartilhando um lanche saudável para celebrar esse importante momento de cuidar da saúde física e mental bem como do fortalecimento da convivência em grupo”, detalhou a professora responsável pela disciplina, Cecília Freitas.

“O envelhecimento é um processo inevitável e deve ser vivido com saúde e qualidade de vida. Queremos viver mais, porém, não bastam anos a mais de vida, mas uma vida com boa qualidade de saúde física, mental e social”, esclarece a docente.

O Núcleo Teresa Tupinambá, situado no bairro do Educandos, é uma das instituições parcerias onde os alunos cumprem, semanalmente, suas atividades práticas correspondentes à disciplina Saúde Coletiva I, desenvolvendo atividades de promoção de saúde junto a esse seguimento populacional.