Ufam Inicia o XXVII Congresso de Iniciação Científica

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom 

Na XXVII edição, o Congresso de Iniciação Científica (Conic) apresenta o tema ‘A Importância da  Iniciação Científica  para a Ciência e a Tecnologia’, que contará com 1.097 apresentações de trabalhos científicos, além de palestras, oficinas e atividades culturais. O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, presidiu a solenidade de abertura ocorrida nessa terça-feira, 16, no Auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do Campus Universitário.

Compondo a mesa de abertura também estavam a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, o pró-reitor de Inovação Tecnológica (Protec), professor Waltair Machado, o representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), professor Décio Reis, o diretor do Departamento de Pesquisa da Propesp, professor Jamal Chaar e o professor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), do Departamento de Matemática e membro da Associação Brasileira de Ciências (ABC), professor José Nazareno Vieira Gomes.   

O Conic tem como objetivo congregar alunos e seus orientadores para divulgar seus trabalhos e inclui, em sua programação, sessões de avaliação final dos bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), o Programa de Apoio a Iniciação Científica (Paic) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). 

Solenidade de abertura

Em seu discurso, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga saudou autoridades que compunham a mesa de abertura e o público presente e remontou ao ano de 1991, quando a Universidade vislumbrava por ações que congregassem experiências científicas, alunos e professores. 

Para o reitor, a Universidade é uma construção coletiva em processo em que há um investimento maciço na formação discente na iniciação científica, de modo que alunos bolsistas poderão ser sucessores de seus professores, daí o estímulo à vocação no âmbito da pesquisa e da extensão.

O reitor disse, ainda, que a Universidade avançará mais nos próximos anos, com a meta de alcançar a implantação de 2.000 mil bolsas. Para isso, ele destacou o papel fundamental da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para o desenvolvimento do setor, no Estado. 

Na ocasião, a titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora Selma Baçal, enalteceu o desempenho do professor doutor José Nazareno Vieira Gomes, do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICE), por se tornar o segundo mais jovem professor da Ufam, dedicado à área da matemática, que também ocupa assento na Academia Brasileira de Ciências (ABC). 

De acordo com a professora, em 2017, a Ufam atingiu a marca de 700 projetos de iniciação científica. No entanto, nesta edição referente ao biênio 2017/2018, foram concedidas bolsas renumeradas para 238 alunos do interior e 776 para a capital. Sem bolsa, 159 voluntários também participaram do projeto. Ao todo, foram 1.173 projetos sob o escopo do Pibic. Para o final do quadriênio foi estabelecido como meta o alcance de 2.000 alunos participantes da iniciação cientifica. Ela anunciou que na edição 2018/2019, a Ufam alcancou a marca de 1500 alunos realizando atividade de iniciação científica.

Apostando no avanço da ciência em nosso Estado, a professora Selma Baçal acredita que o aluno do Pibic, é um potencial para desenvolver a ciência e a tecnologia que, consequentemente, irá prosseguir os estudos no mestrado e doutorado. “Nós estamos igualmente felizes porque o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal do Instituo Natureza e Cultura (PPCA/INC) tem um professor agraciado com a melhor tese avaliado pela Capes. A melhor tese de 2017 nasceu no Amazonas e é da Ufam”, comentou a professora.           

“Isso é fruto de um esforço que realizamos com a atividade de pesquisa que nasce muitas das vezes com a iniciação científica. Nós queremos parabenizar todo o professor que vem investindo também no seu trabalho, investindo horas de seu tempo para formar alunos que tenham paixão pela ciência e pela tecnologia na atividade de iniciação científica”, completou Selma Baçal.      

Estiveram presentes na cerimonia de abertura, além do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, os titulares da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora Selma Baçal, da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), professor Waltair Machado,         

 

Palestra de abertura

A palestra ‘A Importância da  Iniciação Científica  para a Ciência e Tecnologia’ foi proferida pelo professor doutor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), do Departamento de Matemática e membro da Associação Brasileira de Ciências (ABC), José Nazareno Vieira Gomes.  

O professor é natural de Belém (PA), cursou graduação em Matemática na UFPA (1995-1996). Em 1997, estudou na Escola de Sargentos das Armas (ESA), onde concluiu o curso de Artilharia do Exército Brasileiro. Em 1998, foi transferido para o 19º Grupo de Artilharia de Campanha (19º GAC) em Santiago (RS), onde reiniciou os estudos em Matemática na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI-Santiago. Em 2002, conclui a licenciatura plena em Matemática com habilitação em Física e Desenho Geométrico, após quase cinco anos, em meio aos intensos trabalhos de campo como membro do Pelotão de Operações Especiais, Chefe de Peça e Chefe dos Calculadores da Central de Tiro de Grupo do 19º GAC. Em 2004, foi transferido para o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS) em Manaus-AM, onde trabalhou na Companhia de Comando e Apoio e no Setor de Pagamento do 1º BIS.

Em 2005, iniciou, como aluno especial, o mestrado em Matemática na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e, em março de 2006, passou à condição de aluno regular. Em novembro de 2006, após 9 anos 10 meses e 12 dias de serviço militar, pediu desligamento das fileiras do Exército Brasileiro para dedicar-se integralmente à Matemática, tendo concluído o mestrado em setembro de 2007. Em 2008, transferiu-se para Fortaleza, onde concluiu, em 2012, o doutorado em Matemática na Universidade Federal do Ceará.

Durante o doutorado, prestou Concurso Público para a Carreira de Magistério Superior da UFAM, onde atualmente é professor Adjunto IV e um dos líderes do Grupo de Geometria Diferencial no Amazonas. Em 2015, foi Professor Visitante por seis meses no IME-USP. Em 2016, coordenou o Curso de Doutorado em Matemática em Associação Ampla UFPA-UFAM e o Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFAM. Em 2017, passou a integrar a Academia Brasileira de Ciências como Membro Afiliado Região Norte. De agosto de 2017 a julho de 2018 foi Visiting Research Scholar na Lehigh University, Bethlehem-PA, US.

 

 

Confira o cronograma de apresentações do XXVII CONIC

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable