Ufam recebe edição regional do Fonaprace

Evento antecede a edição nacional que será realizada no mês de novembro, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante a solenidade de abertura do XVI Fonaprace Norte-NordesteReitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante a solenidade de abertura do XVI Fonaprace Norte-Nordeste

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Até o próximo dia 5 de outubro, a Universidade Federal do Amazonas é a anfitriã da edição Norte-Nordeste do XVI Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace). O evento tem como objetivo formular políticas e diretrizes básicas que permitam a articulação e o fornecimento das ações comuns na área de assuntos comunitários e estudantis, em nível regional e nacional.

Assistência estudantil - status de Pró-reitoria

Durante a solenidade de abertura, ocorrida no auditório da Faculdade de Direito, na noite desta terça-feira, 3, o reitor, professor Sylvio Puga, destacou a intenção de a Administração Superior da Universidade transformar o Departamento de Assistência Estudantil, que atualmente é vinculado à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), em uma Pró-reitoria. “A luta pelo Restaurante Universitário, pela creche, pela educação e contra a privatização da Universidade pública também é nossa. A Ufam ainda não tem, em sua estrutura, a pró-reitoria de Assuntos estudantis, mas há, de nossa parte, a clara intenção de criá-la. Essa intenção já foi manifestada junto aos nossos colegiados superiores e, ao longo desses próximos três anos, trabalharemos para conseguirmos as condições necessárias para implantá-la”, discursou o reitor, antes de declarar a abertura oficial do Fórum.

Apoio irrestrito

A diretora do Departamento de Assistência Estudantil, pedagoga Mônica Barbosa, durante a palestra magnaA diretora do Departamento de Assistência Estudantil, pedagoga Mônica Barbosa, durante a palestra magnaA pró-reitora de Gestão de Pessoas da Ufam, Maria Vanusa Firmo, ressaltou a honra de receber mais uma edição do Fórum na Ufam e o apoio irrestrito que a Progesp concede à área de assistência estudantil. “Pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil ter a magnitude que tem é que a nossa pró-reitoria faz de tudo para que a assistência estudantil cumpra suas metas e brilhe na Universidade. Fiquei muito feliz quando a minha colega Mônica, que muito bem conduz os trabalhos de Assistência Estudantil na nossa Universidade, anunciou que esta edição do encontro seria aqui na Ufam. Desejo que todos esses dias sejam muito proveitosos para todos nós”, declarou a pró-reitora.

Além do reitor e da pró-reitora, compuseram a mesa de honra da solenidade de abertura do Fórum, a representante da coordenação do Fonaprace Nacional, professora Iris Lettiere do Socorro Santos da Silva; a coordenadora do Fonaprace na região Nordeste, professora Maria Goretti da Fonseca; a coordenadora do Fonaprace na Região Norte, Tae Mônica Cristina Barbosa Pereira e o coordenador de benefícios estudantis do Departamento de Assistência Estudantil, administrador Alex Martins Coelho.

Palestra magna

A palestra magna “Assistência Estudantil nas Regiões Norte e Nordeste – Histórico, desafios e perspectivas” foi ministrada pela diretora do Departamento de Assistência Estudantil da Ufam, pedagoga Mônica Barbosa, pela representante da coordenação do Fonaprace Nacional, professora Iris Lettiere do Socorro Santos da Silva e pela coordenadora do Fonaprace na região Nordeste, professora Maria Goretti da Fonseca.

Desafios

Representantes de 17  universidades federais do Norte e Nordeste estão no Fórum realizado em ManausRepresentantes de 17 universidades federais do Norte e Nordeste estão no Fórum realizado em ManausDe acordo com a palestrante Mônica Barbosa, o principal desafio da Assistência estudantil na atualidade é a luta pela transformação do Decreto nº 7.234 de 2010 em lei. “O Decreto institui a Política Nacional de Assistência Estudantil e lutamos para que ele se transforme em lei porque um decreto é mais frágil e pode muito bem ser extinto e, transformado em lei, é uma segurança a mais, por exemplo, tanto quanto ao repasse de recursos federais como pelo fortaçlecimento da Assistência estudantil nas universidades federais. Outra situação é com relação à melhoria do acompanhamento das ações da Assistência estudantil, que pode ser melhor sistematizada”.

Programação

Nesta quarta-feira, 3, o Fórum Regional continua com a palestra “Acessibilidade na Universidade”; com o relato de experiência “Vivências e desafios a uma Universidade Acessível”; com a mesa-redonda “Saúde Mental no contexto Universitário Norte-Nordeste”; a exibição de vídeos e a socialização de experiências. Confira a Programação completa.

Fonaprace edição nacional

A edição nacional do Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace) acontece nos dias 29 e 30 de novembro. Nos dias 27, 28 e 29 o Fórum Nacional abriga o I Congresso Nacional de Assistência Estudantil.

Confira notícias relacionadas:

Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace) realiza evento na próxima terça-feira na Ufam