Grupo de Telessaúde da Ufam tem destaque nacional na RUTE

Profissionais da UFAM ministram aula na RUTE pela primeira vez.Profissionais da UFAM ministram aula na RUTE pela primeira vez.

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam


Pela primeira vez 
o grupo do SIG Obstetrícia Patológica 
do programa de Telessaúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ufam) conduziu uma videoconferência da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). O encontro virtual foi realizado na manhã desta terça-feira, 2, na Faculdade de Medicina, com a participação de residentes e professores de diversas instituições vinculadas ao programa.

Escolhida por sua assiduidade nas atividades da RUTE, a vacinação na gravidez foi a temática trabalhada pelos profissionais da Ufam. De acordo com a responsável pela Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Universidade (GMTS/Ufam), professora Adriany Araújo, o resultado da interação foi positivo tanto para os professores da Ufam quanto para os participantes das demais instituições. “Os encontros são importantes porque podemos conhecer as experiências locais das diferentes regiões do país, nos atualizar em nível nacional por meio dessa troca. Hoje apresentamos a realidade do Amazonas”, disse a gerente.

Atuaram como ministros da teleaula os professores Sigrid Cardoso e Lúcia Alves, da Faculdade de Medicina, e Antonio Luiz Boechat, do Instituto de Ciências Biológicas. “Essa é uma tecnologia que precisa ser mais explorada. Isso só vem a acrescentar para todos. Para que no fim tenhamos uma melhor assistência ao paciente no nosso Estado”, avaliou a professora Adriany Araújo.

Vacinação na Gravidez

Videoconferência permite troca entre profissionais e atualização constante.Videoconferência permite troca entre profissionais e atualização constante.

Coordenadora do grupo de telemedicina em Obstetrícia Patológica, a professora Sigrid Cardoso ressaltou o significado da conquista para a Ufam, em especial para os profissionais de saúde da Instituição, que puderam expor para todo o país as ações desenvolvidas no Estado. “Foi uma experiência importante por valorizar os profissionais do Amazonas, mostrar que temos pessoas capacitadas também. Tínhamos o Brasil inteiro assistindo. É um crédito muito grande para os nossos profissionais. Foi muito gratificante”, revelou a professora.

A professora destacou a importância da imunização das gestantes e atribuiu às notícias falsas ou fake news a baixa adesão a campanhas promovidas em todo o país com o intuito de combater doenças como o sarampo e a febre amarela. “Não tem tanta resistência porque explicamos a necessidade e os riscos envolvidos. Assim, elas [as gestantes] aceitam mais. É importante esse manejo com as pacientes para que elas entendam”, expôs, ao informar que as vacinas contra a hepatite B, a DTPA (que combate a difteria, o tétano e a coqueluche), e a influenza são obrigatórias para as grávidas e são disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde.

RUTE - Conhecimento Compartilhado

A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) estimula a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês - Special Interest Groups - SIGs). Os SIGs promovem sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações à distância, em várias especialidades e subespecialidades médicas, para diversos profissionais da área da saúde, em diversos níveis de formação profissional. A Ufam participa em mais de 40 SIGs da rede RUTE.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable