Semana de Música da UFAM encerra nesta sexta-feira, 14. Penúltimo dia foi repleto de atrações

Uma das convidadas espciais da Semana de Música da UFAM, professora Kalinka Damiani está em Manaus pela primeira vezUma das convidadas espciais da Semana de Música da UFAM, professora Kalinka Damiani está em Manaus pela primeira vezO penúltimo dia da 7ª Semana de Música da UFAM foi repleto, mais uma vez, de grandes atrações para o público que vem acompanhando as atividades desenvolvidas desde a última segunda feira, 10, em diversas salas e auditórios do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), no setor Norte da Instituição.

Nesta quinta-feira, 13, além das palestras e oficinas, três atividades, em especial, chamaram a atenção do público da Semana. Às 10h, um duelo de gigantes num Duo de Piano, seguido da apresentação da Escola de Artes, e, às 16h, orientações divertidas em torno de técnicas vocais no último dia de aulas sobre Técnicas Vocais e de Master Class de Canto.

 

"A semana começou com bastantes participantes. Na abertura, tivemos o coral universitário. Realizamos oficinas, ao mesmo tempo em que as apresentações musicais aconteciam e já tivemos, por exemplo, apresentação mostrando a evolução rítmica e instrumental do Boi Caprichoso, de 1930 aos dias atuais, feita por um aluno nosso, Neil Armstrong, em parceria com artistas daquele Boi, além de apresentações sobre músicas de beiradão", destacou a coordenadora desta edição da Semana de Música da UFAM, professora Luciany Afonso.

 

Duo de piano

Pianistas e paginista durante o concerto a quatro mãosPianistas e paginista durante o concerto a quatro mãosOs pianistas Bruno Nascimento   e Mi Duk Hong apresentaram ao público três composições: Valsa de Khachaturian; Sonata K521, de Mozart e Danças húngaras, de Brahms. Foi a primeira vez que os pianistas se apresentaram juntos. Mi Duk Hong é sul coreana e está no Brasil acompanhando o marido, que é executivo de uma multinacional e o pianista Bruno Nascimento é docente da Ufam há três anos.

O professor destaca o quanto esse tipo de evento oportuniza crescimento à formação dos alunos e profissionais.  “É muito bom trazerPúblico prestigiando as apresentações da Semana de MúsicaPúblico prestigiando as apresentações da Semana de Música essas apresentações para a Universidade e interagir com a música e a arte de outras partes do mundo”, declarou ele.

Para o aluno Alber Ramos, do primeiro período do curso de Música, os pianistas demonstraram sintonia ao apresentarem composições tão famosas quanto complexas. “Eles passaram sensibilidade, delicadeza, suavidade e isso foi muito agradável. Escolhi piano e vou me aproximar do professor Bruno para aprender bem e poder tocar o coração das pessoas como ele faz”, declarou o estudante.

Após o concerto a quatro mãos, foi a vez de o Coral da Escola de Artes se apresentar. Eles executaram as peças Humus; Dona Ubensa e Lamento de raças. O grupo Puxirum, que acompanha o Coral e é formado por alunos de diversos períodos do curso de Artes, executou a peça Carinhoso, de Pixinguinha. Segundo a regente do coral, professora Edna Soares, o coral se caracteriza por ser muito eclético e escolheu essas peças regionais para destacar artes tão singulares.
Professora Edna Soares apresentando o repertório do Coral da Escola de ArtesProfessora Edna Soares apresentando o repertório do Coral da Escola de Artes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Master Class de Canto

Mozart foi o preferido dos alunos da Master Classe de hoje. Na foto, Márcio Cruz foi o primeiroMozart foi o preferido dos alunos da Master Classe de hoje. Na foto, Márcio Cruz foi o primeiroCinco vozes especiais ditaram o tom na sala 6 do Bloco Mario Ypiranga (ICHL) na tarde desta quinta-feira durante a última Master Class - aula aberta onde alunos escolhem e apresentam o seu repertório para um professor/a, no canto ou no piano, e, depois, recebem intervenções com as correções para melhorarem as técnicas - da Semana de Música da Universidade Federal do Amazonas.

 

Sintonia do casal ajudou na tarefa difícil de cantar e interpretarSintonia do casal ajudou na tarefa difícil de cantar e interpretarMárcio Cruz, de 37 anos, músico do Coral do Amazonas, foi o primeiro a se apresentar, ao som da música O Isis und Osiris, de Mozart, e o primeiro também a receber as orientações da soprano e professora catarinense Kalinka Damiani, uma das atrações especiais do evento.

“Foi muito bom, muito proveitoso, prático, simples e direto", disse Márcio.

Com cerca de 30 expectadores, a segunda apresentação foi mais especial ainda. Além de cantar, Patrícia Botelho, 35, encenou com Davi Chaves, 38, casados, a música “Stigozzo, mio Sitgozzo” da Ópera La Serva Patrona, do italiano Giovanni Battista Pergolesi, que conta a história de Serpina, uma arrogante criada que tenta governar seu patrão, Uberto.

"Espero que isso vingue e aconteça mais vezes porque os alunos gostaram. A Kalinka é super carismática. Isso vai ser muito proveitoso para o coral”, afirmou Patrícia, que integra o Coro Universitário da UFAM e é acadêmica do 3 período do Curso de Música, também da UFAM.

Flávia Procópio na penúltima apresentação da tardeFlávia Procópio na penúltima apresentação da tardeDepois, seguindo o mesmo roteiro, isto é, com uma apresentação geral seguida de outras apresentações com as correções de Kalinka, Flávia Procópio, que cantou Voi Che Sapete, de Mozart, e Everaldo Barbosa, que cantou O Rapto do Serralho, também de Mozart, encerraram as apresentações da Master Class.

“Foi bem legal, porque tanto quem não sabia, aprendeu ou vai começar a pensar a respeito, quanto quem já sabia pôde voltar para os fundamentos básicos e revisá-los. Nessa turma de Master Class apareceram pessoas muito, muito boas, com vozes incríveis, e que realmente só precisam mesmo é de uma ajudinha para colocar o repertório em dia, para falar um pouco de estilo do repertório, do compositor, etc.”, comentou professora Damiani.

Ao final, a voz potente de Everaldo Barbosa chamou a atenção da plateiaAo final, a voz potente de Everaldo Barbosa chamou a atenção da plateia

 

Além das aulas de Master Class, a soprano ministrou também aulas de Técnicas Vocais desde o início da semana, na segunda (10), reunindo 60 pessoas por aula. Quem assistiu, aprovou.

“Gostamos muito da humildade que a Kalinka tem ao ensinar. Ela respeita o fato de o aluno ter outro professor e, por isso, não impõe técnicas. Ela orienta, corrige o que o aluno já sabe e, algo muito importante, ela diz que tipo de professor ele deve ter para melhorar”, destacaram Lúcia Tabita, 24, e Gabriela de Nascimento, 17, que integram o Coral da UFAM.

 

 

 

Encerramento

A Semana de Música da UFAM termina nesta sexta-feira, 14, com mais uma série de atividades especiais, que começam às 9h com uma mesa redonda em que se discutirá, com representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e membros da Associação Brasileira de Educação Musical do Norte (ABEM-Norte), os caminhos e o panorama do ensino da música em Manaus, bem como a situação atual do mercado de trabalho para os graduados em Música.

Às 11h, a Orquestra Vozes da UFAM, sob o comando do maestro Adelson Santos, apresenta-se no Hall do ICHL.

Das 14h às 16h é a vez da pianista sul coreana, Mi Duk Hong, comandar um master class de piano na sala 6 do bloco Mário Ypiranga, próximo ao bloco dos cursos de Artes e de Música.

Em seguida, na sala 6, tem concerto musical que será seguido de outro concerto com a soprano catarinense Kalinka Damiani, também na sala 6.

E, por fim, às 19h, o Hall do ICHL recebe um Sarau Musical que encerra a 7ª edição da Semana de Música da UFAM.

"Foi literalmente uma semana de sucesso, com uma equipe de 20 alunos do curso de música, tanto da manhã quanto da noite, organizando para atender melhor todo mundo. Uma semana de muita atividade, cansativa, mas está sendo bastante proveitosa. A sexta vai ser um dia música de manhã, de tarde e de noite literalmente", finalizou a coordenadora da Semana, professora Luciany.

.
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable